cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligião24 milhões de fiéis visitaram a Cidade do Vaticano desde o final de 2024

24 milhões de fiéis visitaram a Cidade do Vaticano desde o final de 2024

Cidade do Vaticano, 03 set 2025 (Ecclesia) – O Vaticano revelou hoje que desde o início do Jubileu, convocado por
24 milhões de fiéis visitaram a Cidade do Vaticano desde o final de 2024

Cidade do Vaticano, 03 set 2025 (Ecclesia) – O Vaticano revelou hoje que desde o início do Jubileu, convocado por Francisco e atualmente sob a liderança de Leão XIV, Roma recebeu 24 milhões de peregrinos.

“Passados pouco mais de oito meses desde que o Papa Francisco, em 24 de dezembro de 2024, inaugurou a Porta Santa da Basílica de São Pedro, que marcou o início oficial do Ano Santo, o total de peregrinos que visitaram Roma para o Jubileu alcança, até agora, 24 milhões”, afirmam dados divulgados pelo Dicastério para a Evangelização, entidade encarregada da coordenação dos eventos jubilares na capital italiana.

Neste sábado, o Papa presidirá uma audiência jubilar na Praça de São Pedro, às 10h00 do horário local (menos uma hora em Lisboa).

O mês de outubro na agenda do Papa será preenchido por diversas celebrações relacionadas ao Jubileu, que ocorrerão na Praça de São Pedro, incluindo uma homenagem à imagem de Nossa Senhora de Fátima.

No dia 5 de outubro, Leão XIV celebrará a missa do Jubileu do Mundo Missionário e o Jubileu dos Migrantes, às 10h30 locais (menos uma hora em Lisboa); quatro dias após, a Praça de São Pedro receberá, na mesma hora, a Eucaristia do Jubileu da Vida Consagrada.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que é venerada na Capelinha das Aparições, retornará ao Vaticano para o Jubileu da Espiritualidade Mariana, programado para os dias 11 e 12 de outubro.

Essa será a quarta vez que a imagem deixa o Santuário de Fátima em direção a Roma: a primeira ocorreu em 1984, durante o Jubileu Extraordinário da Redenção, quando em 25 de março, São João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria; a segunda ocasião foi no Grande Jubileu do ano 2000; e a terceira, em outubro de 2013, durante o Ano da Fé sob a liderança do Papa Francisco.

Leão XIV presidirá à Missa do Jubileu da Espiritualidade Mariana no dia 12 de outubro, às 10h30 em Roma; uma semana depois, nesse mesmo horário, o Papa celebrará a Missa de canonização de sete beatos na Praça de São Pedro.

Os novos santos a serem canonizados incluem Inácio Choukrallah Maloyan, arcebispo arménio-católico de Mardin, que foi morto durante o genocídio de 1915; Pedro To Rot, leigo e catequista da Papua-Nova Guiné, que teve sua vida ceifada em 1945; Vincenza Maria Poloni, fundadora do Instituto das Irmãs da Misericórdia de Verona; Maria del Monte Carmelo Rendiles Martínez, fundadora da Congregação das Servas de Jesus; Maria Troncatti, religiosa da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora; José Gregório Hernández Cisneros, médico venezuelano e membro da Ordem Franciscana Secular, popularmente conhecido como “médico dos pobres”; e Bartolo Longo, fundador do Santuário de Pompeia, na Itália.

No dia 26 de outubro, às 10h00 locais, o Papa presidirá a Missa do Jubileu das Equipas Sinodais e de órgãos de participação, na Basílica de São Pedro; no dia seguinte, às 17h30, Leão XIV celebrará a Eucaristia com os estudantes das Universidades Pontifícias.

Durante setembro, as comemorações do Ano Santo incluem o reconhecimento dos Novos Mártires e Testemunhas da Fé (dia 14), o Jubileu da Consolação (dia 15), o Jubileu dos Operadores de Justiça (dia 20) e o Jubileu dos Catequistas (dias 26-28).

O Jubileu, que tem raízes no ano sabático dos judeus, é um período de “perdão geral, uma indulgência aberta a todos, e a oportunidade de renovar o vínculo com Deus e com o próximo”.

Essa indulgência demanda a realização de obras penitenciais, como peregrinações e visitas a igrejas.

O Papa Bonifácio VIII estabeleceu, em 1300, o primeiro Ano Santo – originalmente a cada cem anos, depois a cada cinquenta, e finalmente determinado a cada 25 anos.

O atual Ano Santo teve início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, na véspera do último Natal, pelo Papa Francisco.

OC

cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

Direitos autorais © 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados alimentado por radiocmadeira.pt

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.