cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoComunidade comemora 25 anos da capela de Nossa Senhora da Conceição

Comunidade comemora 25 anos da capela de Nossa Senhora da Conceição

Iniciativas voltadas para a juventude, espiritualidade leiga e uma reflexão sobre «uma Igreja acolhedora», catequese e Educação Cristã Viseu, 27
Comunidade comemora 25 anos da capela de Nossa Senhora da Conceição

Iniciativas voltadas para a juventude, espiritualidade leiga e uma reflexão sobre «uma Igreja acolhedora», catequese e Educação Cristã

Viseu, 27 de agosto de 2025 (Ecclesia) – A Paróquia de Oliveira de Frades, localizada na Diocese de Viseu, comemorará os 25 anos da igreja Nossa Senhora da Conceição com um programa abrangente, acontecendo entre hoje e 31 de agosto.

“O desejo da comunidade de Oliveira de Frades tornou-se realidade há 25 anos, e nestes dias, vamos celebrá-lo com alegria e esperança”, ressalta a comunidade paroquial em comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela Diocese de Viseu.

As atividades comemorativas para a comunidade incluem a presença do bispo de Viseu, D. António Luciano, do bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e do bispo emérito de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto.

O bispo D. António Luciano presidirá ao encerramento das festividades dos 25 anos da igreja Nossa Senhora da Conceição no dia 31 de agosto: a celebração inicia às 10h00 com uma procissão da igreja de São Pelágio até a igreja matriz, levando a imagem do padroeiro da paróquia de Oliveira de Frades, seguida de uma Eucaristia às 11h00 e um almoço às 13h00.

O extenso programa oferecido à comunidade, entre 27 e 31 de agosto, começa com um dia dedicado aos jovens, onde, às 09h30, participarão de uma atividade de “encontro com a natureza”. Às 15h00, haverá uma sessão de “partilha de experiências do Jubileu dos Jovens” do Ano Santo 2025, realizado em Roma, e às 16h00, serão discutidos os “próximos desafios e trilhas a serem seguidas – jovens com mochilas”.

As atividades do dia 27 de agosto, voltadas para os jovens, contam com a colaboração do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil e, às 21h00, haverá uma oração ao estilo de Taizé, promovida pela comunidade monástica francesa.

A espiritualidade leiga será o foco no dia 28 deste mês, com a exposição do Santíssimo Sacramento, das 08h00 às 19h00; entre as 15h30 e as 18h30, será realizada uma reflexão e partilha organizada pelo Apostolado da Oração, que abordará os “novos caminhos a seguir”, sob a orientação do Secretariado Diocesano de Viseu.

O cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, oferecerá “diretrizes para uma Igreja receptiva e aberta ao diálogo”, com apoio do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, no dia 29, às 21h00; já no dia seguinte (30), será promovida uma sessão de reflexão sobre “os desafios da formação cristã”, direcionada a pais e catequistas da Diocese de Viseu, às 16h00.

Essa sessão sobre ‘formação cristã’ será coordenada pelo bispo de Aveiro, com o suporte do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC); D. António Moiteiro também presidirá à Missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, às 19h00.

O diretor do SDEC de Viseu, professor Abel Dias, comenta que a iniciativa “visa refletir sobre a Catequese e os desafios da Educação Cristã”, por isso, convida catequistas e educadores cristãos para “pensarem juntos, com a orientação do Bispo de Aveiro, grande impulsionador do novo caminho catequético”,informa a Diocese de Viseu acerca dos 25 anos da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Oliveira de Frades.

CB

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.