
Uma iniciativa da Pastoral Juvenil acontece ao longo de quatro anos, abrangendo todo o território da diocese, para celebrar os 50 anos da sua criação em 2027
Viana do Castelo, 29 de agosto de 2025 (Ecclesia) – A cidade está a promover o projeto ‘JUBIGO – Juventude a Caminho do Jubileu Diocesano’, que se desenvolverá em várias regiões ao longo de quatro anos, visando aumentar o conhecimento cultural e religioso da diocese, que celebrará 50 anos em 2027.
“Após os eventos em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, em 2024, este ano realizamos atividades em Valença, Monção e Melgaço”, detalha a diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil, Vera Fernandes, em entrevista à Agência ECCLESIA.
O ‘JubiGo’, que se estenderá até domingo e conta com 95 participantes este ano, oferece atividades em três arciprestados, com a intenção de apresentar a diocese aos jovens, com vista ao cinquentenário da sua fundação, que ocorrerá em 2027, ano até ao qual a iniciativa continuará.
“Cada dia é dedicado a um arciprestado”, comenta a responsável, que reconhece que, mesmo que os jovens não consigam assimilar toda a realidade de cada local em um único dia, “eles saem com uma noção, uma ideia” do que existe, quais são os “dinamismos”, as “associações”, as “raízes” e “os elementos mais característicos”.
O programa do Acampamento Juvenil Diocesano, iniciado em 27 de agosto, inclui diversas atividades culturais, religiosas e sociais, como visitas a Instituições Particulares de Solidariedade Social, momentos de oração, como uma vigília, e uma vindima noturna dinâmica.
Vera Fernandes menciona que, após terem participado das vindimas, na manhã desta sexta-feira, os jovens realizaram um circuito histórico para conhecer alguns aspectos culturais de Melgaço, visitando o Museu do Cinema e passando a tarde no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde participaram de um workshop sobre primeiros socorros.
O arciprestado de Valença será o local de atividades neste sábado, onde os participantes engajarão na dinâmica “Despertando… para quem sou”, que começará nos Caminhos de Santiago, numa parceria com a catedral de Tui, na Galiza, Espanha, onde o bispo de Viana do Castelo se reunirá com os jovens.
“[A experiência está a ser] bastante positiva”, revela a diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil, informando que os participantes incluem jovens que estiveram na primeira edição do acampamento e outros que “ouviram falar e vieram pela curiosidade”.
“Estão encantados e já perguntam ‘quero me inscrever para o ano. Quando abrem as inscrições?’”, relata, ressaltando que esta iniciativa engloba múltiplas dimensões: “tem a parte religiosa, a parte cultural, o desconhecido sobre a diocese e, acima de tudo, a partilha entre eles”.
Vera espera que os jovens levem a experiência vivida no ‘JUBIGO – Juventude a Caminho do Jubileu Diocesano’ para suas comunidades, especialmente em relação à participação em “atividades que beneficiem a comunidade”.
Este ano, o 2º acampamento juvenil diocesano aconteceu em agosto devido ao Jubileu dos Jovens em Roma, que ocorreu entre 28 de julho e 3 de agosto; as próximas edições – em Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira em 2026, e em Caminha e Viana do Castelo em 2027 – estão programadas para julho.
| Sobre a participação dos jovens na vida da igreja diocesana, Vera Fernandes, que assumiu a diretoria do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo em setembro de 2023, afirma que eles têm uma “participação muito ativa”.
“Os 324 jovens que estiveram em Roma [para o Jubileu 2025] são aqueles que já se envolvem em atividades arciprestais e diocesanas”, destaca. Quando questionada sobre o impacto do Jubileu dos Jovens, a responsável cita a resposta “positiva” a um desafio que lançou ao final da experiência. ![]() “Com exceção de dois ou três grupos que não enviaram, todos os grupos da diocese que participaram [no Jubileu] enviaram um artigo com fotos e texto, permitindo-nos criar uma revista, que foi publicada exatamente no dia 25 de agosto”, menciona. “Isso já demonstra que voltaram felizes e dispostos a continuar contribuindo na Pastoral Juvenil”, afirma Vera Fernandes. No momento, o Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo está desenvolvendo dois novos projetos “em andamento” para manter os jovens envolvidos na Igreja, sendo um deles a continuidade do “JubiGo”. A outra proposta, “embora já exista em outros contextos”, será uma novidade em “Viana do Castelo e queremos levar além das fronteiras”, acrescenta. |
LJ/PR
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados