cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoViana do Castelo: Colheitas, melodia, bem-estar e fé destacam o retiro «JUBIGO – Juventude Rumo ao Jubileu Diocesano»

Viana do Castelo: Colheitas, melodia, bem-estar e fé destacam o retiro «JUBIGO – Juventude Rumo ao Jubileu Diocesano»

Uma iniciativa da Pastoral Juvenil acontece ao longo de quatro anos, abrangendo todo o território da diocese, para celebrar os
Viana do Castelo: Colheitas, melodia, bem-estar e fé destacam o retiro «JUBIGO – Juventude Rumo ao Jubileu Diocesano»

Uma iniciativa da Pastoral Juvenil acontece ao longo de quatro anos, abrangendo todo o território da diocese, para celebrar os 50 anos da sua criação em 2027

Foto: Pastoral Juvenil Viana do Castelo

Viana do Castelo, 29 de agosto de 2025 (Ecclesia) – A cidade está a promover o projeto ‘JUBIGO – Juventude a Caminho do Jubileu Diocesano’, que se desenvolverá em várias regiões ao longo de quatro anos, visando aumentar o conhecimento cultural e religioso da diocese, que celebrará 50 anos em 2027.

“Após os eventos em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, em 2024, este ano realizamos atividades em Valença, Monção e Melgaço”, detalha a diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil, Vera Fernandes, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O ‘JubiGo’, que se estenderá até domingo e conta com 95 participantes este ano, oferece atividades em três arciprestados, com a intenção de apresentar a diocese aos jovens, com vista ao cinquentenário da sua fundação, que ocorrerá em 2027, ano até ao qual a iniciativa continuará.

“Cada dia é dedicado a um arciprestado”, comenta a responsável, que reconhece que, mesmo que os jovens não consigam assimilar toda a realidade de cada local em um único dia, “eles saem com uma noção, uma ideia” do que existe, quais são os “dinamismos”, as “associações”, as “raízes” e “os elementos mais característicos”.

O programa do Acampamento Juvenil Diocesano, iniciado em 27 de agosto, inclui diversas atividades culturais, religiosas e sociais, como visitas a Instituições Particulares de Solidariedade Social, momentos de oração, como uma vigília, e uma vindima noturna dinâmica.

Vera Fernandes menciona que, após terem participado das vindimas, na manhã desta sexta-feira, os jovens realizaram um circuito histórico para conhecer alguns aspectos culturais de Melgaço, visitando o Museu do Cinema e passando a tarde no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde participaram de um workshop sobre primeiros socorros.

O arciprestado de Valença será o local de atividades neste sábado, onde os participantes engajarão na dinâmica “Despertando… para quem sou”, que começará nos Caminhos de Santiago, numa parceria com a catedral de Tui, na Galiza, Espanha, onde o bispo de Viana do Castelo se reunirá com os jovens.

“[A experiência está a ser] bastante positiva”, revela a diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil, informando que os participantes incluem jovens que estiveram na primeira edição do acampamento e outros que “ouviram falar e vieram pela curiosidade”.

“Estão encantados e já perguntam ‘quero me inscrever para o ano. Quando abrem as inscrições?’”, relata, ressaltando que esta iniciativa engloba múltiplas dimensões: “tem a parte religiosa, a parte cultural, o desconhecido sobre a diocese e, acima de tudo, a partilha entre eles”.

Vera espera que os jovens levem a experiência vivida no ‘JUBIGO – Juventude a Caminho do Jubileu Diocesano’ para suas comunidades, especialmente em relação à participação em “atividades que beneficiem a comunidade”.

Este ano, o 2º acampamento juvenil diocesano aconteceu em agosto devido ao Jubileu dos Jovens em Roma, que ocorreu entre 28 de julho e 3 de agosto; as próximas edições – em Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira em 2026, e em Caminha e Viana do Castelo em 2027 – estão programadas para julho.

Sobre a participação dos jovens na vida da igreja diocesana, Vera Fernandes, que assumiu a diretoria do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo em setembro de 2023, afirma que eles têm uma “participação muito ativa”.

“Os 324 jovens que estiveram em Roma [para o Jubileu 2025] são aqueles que já se envolvem em atividades arciprestais e diocesanas”, destaca.

Quando questionada sobre o impacto do Jubileu dos Jovens, a responsável cita a resposta “positiva” a um desafio que lançou ao final da experiência.

“Com exceção de dois ou três grupos que não enviaram, todos os grupos da diocese que participaram [no Jubileu] enviaram um artigo com fotos e texto, permitindo-nos criar uma revista, que foi publicada exatamente no dia 25 de agosto”, menciona.

“Isso já demonstra que voltaram felizes e dispostos a continuar contribuindo na Pastoral Juvenil”, afirma Vera Fernandes.

No momento, o Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo está desenvolvendo dois novos projetos “em andamento” para manter os jovens envolvidos na Igreja, sendo um deles a continuidade do “JubiGo”.

A outra proposta, “embora já exista em outros contextos”, será uma novidade em “Viana do Castelo e queremos levar além das fronteiras”, acrescenta.

LJ/PR

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.