
Entre 2022 e julho deste ano, a Câmara Municipal do Funchal realizou aproximadamente dez mil ações na cidade, por meio da Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos (DJEVU), que faz parte do Departamento de Espaços Verdes e Ação Climática (DEVAC), sob a supervisão da vereadora Nádia Coelho.
Essas ações abrangeram podas de limpeza, remoções, plantações, substituições e repões de árvores.
De acordo com a vereadora Nádia Coelho, “Cada árvore que plantamos e cuidamos hoje é um passo em direção a um Funchal mais verde e sustentável no futuro”, destaca, lembrando que a autarquia não apenas gerencia e mantém os espaços verdes da cidade, mas também faz a manutenção e a supervisão do patrimônio arbóreo do Funchal, que é estimado em cerca de 10.000 árvores.
Vale mencionar que, durante esses quatro anos, apesar de o mandato ainda não ter terminado, 2023 foi o ano mais produtivo em termos de intervenções, com 3059 ações realizadas no patrimônio arbóreo do Funchal, sendo 2967 delas podas de limpeza, 45 remoções, 22 plantações de novas árvores, 16 repões, 5 substituições e 4 transplantes.
No ano passado, houve um total de 2679 intervenções, sendo 2512 podas, 77 remoções, 27 plantações, 18 repões e 45 substituições.
Até este ano, considerando que o atual mandato da administração municipal se encerra em outubro ou novembro, já foram contabilizadas 1641 ações relacionadas a diversas árvores da cidade.
Adicionalmente, nesta administração, a Câmara Municipal do Funchal optou por contratar 20 profissionais adicionais na área da jardinagem, contribuindo assim para a conservação do patrimônio arbóreo, a manutenção dos espaços verdes e a promoção de um ambiente mais sustentável e resiliente na cidade.
“Este investimento na contratação de novos profissionais, com um custo anual de 1,2 milhões de euros, provou ser fundamental. No total, contamos com 71 jardineiros, que garantem diariamente a manutenção adequada dos espaços verdes da nossa cidade”, observa Nádia Coelho.
É importante destacar que a Câmara Municipal do Funchal administra um patrimônio verde composto por 300.000 m² de jardins e aproximadamente 10 mil árvores em áreas públicas.
<pNo que diz respeito aos complexos habitacionais no Funchal, a Câmara Municipal (CMF) é encarregada da gestão de 13.800 m² de espaços verdes, distribuídos entre os bairros da Nazaré, Ajuda, Santo Amaro, Ribeira Grande e Hospital.
A manutenção dessas áreas é responsabilidade da Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos (DJEVU), integrada no Departamento de Espaços Verdes e Ação Climática (DEVAC).
Adicionalmente, nos mesmos bairros, existem áreas ajardinadas sob a responsabilidade da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), que também cuida da sua manutenção.
Todas as intervenções realizadas no patrimônio arbóreo do Funchal são fundamentadas nos princípios da arboricultura urbana, com avaliações fitossanitárias e biomecânicas adequadas, visando assegurar a saúde e longevidade das árvores existentes, além de permitir o planejamento e a replantação de espécies em locais considerados mais vulneráveis às mudanças climáticas.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados