cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraFunchal recebe 1.º Prêmio Municipal Manuela Aranha pela Equidade de Gênero

Funchal recebe 1.º Prêmio Municipal Manuela Aranha pela Equidade de Gênero

A vereadora Helena Leal reafirma o compromisso da autarquia em promover a inclusão, a diversidade e a justiça social por
Funchal recebe 1.º Prêmio Municipal Manuela Aranha pela Equidade de Gênero

A vereadora Helena Leal reafirma o compromisso da autarquia em promover a inclusão, a diversidade e a justiça social por meio da arte

Realizou-se, na última segunda-feira, 1 de setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a cerimónia de entrega do Prémio Municipal Manuela Aranha – Concurso Artístico para a Igualdade de Género e Não Discriminação.

A iniciativa foi idealizada pelo Município do Funchal para estimular a criatividade artística como uma ferramenta de transformação social e fomentar o debate sobre as desigualdades de género ainda presentes. Este reconhecimento, com uma perspectiva interseccional e humanista, reforça a importância da arte como um meio de mudança e apreciação das variadas expressões culturais.

O projeto vencedor da primeira edição do Prémio foi a pintura intitulada “Consciência una”, do artista Luís Paulo Camacho de Jesus, que recebeu o prêmio diretamente das mãos da escultora Manuela Aranha, uma figura emblemática da cultura madeirense e uma voz influente na defesa dos direitos das mulheres na Região Autónoma da Madeira. O primeiro prêmio oferecido nesta edição tem um valor de 4.000 euros.

Além disso, foram concedidas Menções Honrosas a quatro participantes: Carmo Isabel da Silva Milho, com o texto “Caminhos para a Igualdade de Género: Da Implementação de Políticas Públicas à Prevenção da Violência de Género”; Maria Elena dos Santos Pestana, com a peça artística “OA IGUALDADE”; Vanessa Tatiana Silvino Pita, com o artigo “Quem programa o futuro? Pensar a (des)igualdade de género nas tecnologias de informação”; e Luís Paulo Camacho de Jesus, também reconhecido com uma Menção Honrosa.

No evento, a vereadora responsável pela Área Social, Helena Leal, enfatizou que a entrega deste prémio é um reflexo do compromisso do Município do Funchal com a promoção da igualdade de género e contra a discriminação, princípios fundamentais consagrados na Constituição Portuguesa. A autarca destacou que “a Câmara, em conjunto com todos vocês, por meio da criação do Conselho Municipal de Igualdade de Género e Não Discriminação, e do Plano Estratégico aprovado na Assembleia Municipal, tem seguido um caminho intersetorial, humanista e próximo das pessoas, buscando formas de inclusão e verdadeira justiça social”.

Helena Leal acrescentou ainda que “este prêmio visa estimular a criatividade dos nossos artistas, que, por meio das suas obras, expressam suas ideias, emoções e sentimentos sobre a Igualdade de Género e a Não Discriminação. No Funchal, há espaço para todos, e é na união da diversidade que encontraremos uma cidade cada vez mais próspera, evoluída e humanizada. Esse é o nosso grande objetivo”, finalizou, agradecendo a presença da escultora Manuela Aranha, de todos os membros do júri e de sua equipe, desejando que a iniciativa se torne “uma plataforma para abrir novos caminhos e oportunidades”.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.