cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaBE irá divulgar sugestão para impedir elevação das taxas escolares

BE irá divulgar sugestão para impedir elevação das taxas escolares

O Bloco de Esquerda (BE) planeia submeter uma proposta no que concerne ao Orçamento do Estado do próximo ano, objetivando
BE irá divulgar sugestão para impedir elevação das taxas escolares

O Bloco de Esquerda (BE) planeia submeter uma proposta no que concerne ao Orçamento do Estado do próximo ano, objetivando impedir o aumento das propinas, as quais considera representar um “ajuste de contas”.

“O BE pretende interromper e deseja interromper essa modificação no modelo financeiro do ensino superior e, por isso, no Orçamento do Estado, apresentaremos uma proposta para evitar o aumento das propinas”, declarou a ex-deputada Joana Mortágua.

Em declarações aos jornalistas nas instalações do parlamento, a líder do BE apelou a todos os partidos para apoiarem esta iniciativa.

“Convidamos todos os partidos, todos os grupos parlamentares e todos os deputados a votarem em prol desta proposta e, mais uma vez, a evitarmos o aumento das propinas em Portugal, assim como a mudança do modelo de financiamento do ensino superior, que tornará o acesso ao ensino superior mais elitista e, sobretudo, mais oneroso para as famílias que já enfrentam custos elevados de vida, aluguel estudantil e que estão sobrecarregadas com as despesas educativas”, destacou.

Joana Mortágua comentou que, neste momento, os estudantes enfrentam um “contexto complicado para acessar o ensino superior” e acusou o Governo de reverter um progresso que estava em curso para a diminuição das propinas, o qual a esquerda havia imposto ao Partido Socialista e que visava alcançar o objetivo de propinas zeradas.

A dirigente do BE também criticou o Governo por tentar realizar “um ajuste de contas contra os estudantes, um ajuste contra a ideia de um ensino superior democrático, acessível a todos, e um ajuste contra a esquerda que tivera conseguido pressionar o PS a reduzir o preço das propinas”.

“Outra razão para o aumento das propinas é uma alteração no modelo de financiamento do ensino superior, e é contra isso que os estudantes já prometeram manifestar-se nas ruas, contando com o apoio do Bloco de Esquerda”, informou.

O Governo pretende descongelar, a partir do ano letivo de 2026/2027, as propinas dos cursos de licenciatura, que não eram alteradas desde 2020, passando de 697 para 710 euros, conforme anunciado nesta terça-feira pelo ministro da Educação.

“Além disso, o Governo incluirá na proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2026 uma atualização das propinas de licenciatura com base na taxa de inflação de 2025”, revelou Fernando Alexandre.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.