
A Câmara Municipal do Funchal informa a abertura do Concurso Literário Municipal Infantojuvenil Maria Aurora, que decorrerá de 1 a 31 de outubro de 2025.
Este evento anual, que chega à sua segunda edição, busca prestar homenagem à memória de Maria Aurora (1937-2010), uma das figuras proeminentes da cultura madeirense, reconhecida pela sua paixão pela leitura, educação e pela promoção dos livros.
Com formação em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra, Maria Aurora trabalhou como professora no Ensino Secundário e atuou como jornalista, animadora cultural, poeta e escritora, tendo especial apreço pelo conto. Durante várias décadas, dedicou-se incansavelmente à divulgação da literatura e da leitura.
O objetivo deste concurso é estimular a formação de hábitos de leitura e escrita entre os jovens, valorizar a Língua Portuguesa, incentivar a criação literária e a expressão artística, além de premiar e divulgar obras inéditas dos participantes juvenis.
O júri, definido em reunião da câmara, é composto por Cláudia Nóbrega, formada em línguas e literaturas modernas com foco em estudos ingleses e franceses, representando o Departamento de Cultura; Carla Ferreira, diplomada em ensino básico do 1º ciclo e com múltiplas formações na área de ensino/aprendizagem, representando o Departamento de Saúde, Educação, Social e Inclusão; e Teresa Góis, formada em Ciências da Informação e Documentação, representando a Divisão de Bibliotecas e Museus da Câmara Municipal do Funchal.
Na edição anterior, realizada em 5 de fevereiro, foram recebidas 18 candidaturas de três escolas do Funchal, envolvendo estudantes do 2º e 3º Ciclo e do Ensino Secundário, nas categorias de narrativa e poesia. Os vencedores da primeira colocação receberam um cheque de 300 euros para aquisição de materiais escolares, enquanto os segundos e terceiros colocados ganharam 150 e 75 euros, respetivamente. A escola com o maior número de alunos premiados também foi agraciada com 300 euros.
Os textos apresentados devem ser originais, individuais, redigidos em língua portuguesa, com uma extensão mínima de 10 e máxima de 20 páginas.
A avaliação dos textos ficará a cargo de um júri especializado, que considerará critérios como criatividade, originalidade, coerência e qualidade da escrita.
As candidaturas devem seguir as diretrizes estabelecidas no regulamento 457/2024 de 2 de abril e serem enviadas para o email premioliterariomariaaurora@funchal.pt.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados