
D. Nuno Almeida enfatiza a formação da Equipa Pastoral Paroquial e a criação de um Cartório unificado
Bragança, 03 de setembro de 2025 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda anunciou as nomeações para o ano pastoral 2025/2026, abrangendo líderes de secretariados, serviços, seminários e pastoral vocacional, assim como párocos e vigários paroquiais, que se comprometem “a aprofundar o desenvolvimento das Unidades Pastorais”.
“Todos os que foram designados como párocos ou vigários paroquiais comprometem-se, junto aos que já exercem estas funções, a aprofundar o trabalho nas Unidades Pastorais”, destaca D. Nuno Almeida, no comunicado sobre as novas nomeações enviado à Agência ECCLESIA.
O bispo ilustra que irão “aprofundar o trabalho das Unidades Pastorais” com a formação da Equipa Pastoral Paroquial, que permitirá a constituição do Conselho Pastoral da Unidade, além da organização de um Cartório comum na sede da Unidade Pastoral.
O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil tem um novo responsável, com a nomeação do padre João Paulo Pereira, dos Padres Marianos (MIC), para liderar a Pastoral Juvenil; este sacerdote, que acompanhou um grupo ao Jubileu dos Jovens, irá formar “uma nova equipe de trabalho e manter ativo” o Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil.
D. Nuno Almeida também fortaleceu a equipe do Seminário em Família e da Pastoral Vocacional, cientes de que existe na diocese uma “’urgência vocacional’ que deve ser uma prioridade na pastoral”, com a nomeação do padre Nelson Dias do Vale para integrar a equipe do Seminário em Família e Pastoral Vocacional, “visando construir conexões entre a Pastoral Vocacional, EMRC, Catequese e Acólitos”.
De acordo com o bispo de Bragança-Miranda, a “relevância cultural” do Órgão Sinfónico da catedral demanda que “se constitua e expanda uma Liga de Amigos”, e nomeou o padre Octávio Sobrinho Alves como presidente da Liga de Amigos do Órgão da Catedral.
As novas nomeações pastorais para esta diocese transmontana também incluem um grupo diversificado de pessoas com várias vocações – sete clérigos, uma docente e um diácono – que “abraçam percursos de formação” que prometem “bons e abundantes frutos” para esta comunidade eclesial.
“A complexidade da vida pessoal, familiar e social exige um processo de formação mais robusto e eficaz”, observa D. Nuno Almeida, o 45º bispo da diocese, que convida “todos os sacerdotes e diáconos a desenvolver um “plano individual de formação” (PIF).
Até 2026, a Diocese de Bragança-Miranda está vivenciando um triénio com o projeto pastoral: ‘Caminhar juntos para sermos uma Igreja sinodal, inclusiva e acessível a todos. Peregrinar unidos para proclamar, celebrar e testemunhar a alegria e a esperança do Evangelho’.
A área geográfica desta diocese, localizada no nordeste de Portugal, coincide com o do Distrito de Bragança, onde, em 16 de junho de 2012, as paróquias foram reestruturadas em Unidades Pastorais, totalizando atualmente 18, e o número de arciprestados foi reduzido de 12 para quatro.
CB/OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados