cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaChinês manifesta-se incomum contra Xi Jinping antes de expressivo desfile bélico: confira as fotos

Chinês manifesta-se incomum contra Xi Jinping antes de expressivo desfile bélico: confira as fotos

Um cidadão da China teve coragem de realizar um protesto raro antes da chegada de vários líderes globais ao desfile
Chinês manifesta-se incomum contra Xi Jinping antes de expressivo desfile bélico: confira as fotos

Um cidadão da China teve coragem de realizar um protesto raro antes da chegada de vários líderes globais ao desfile militar em Pequim, projetando slogans anti-comunistas em um edifício na cidade de Chongqing, conforme informou a agência ‘Reuters’.

Mensagens gigantescas que diziam “só sem o Partido Comunista há uma nova China” e “abaixo o fascismo vermelho, derrubem a tirania comunista” foram exibidas em um arranha-céu. O dissidente Li Ying compartilhou um vídeo do protesto, que alcançou 18 milhões de visualizações na rede social ‘X’ — em outro clipe, é possível ver a polícia invadindo um quarto de hotel vazio onde o projetor estava montado.

De acordo com a agência, o manifestante é Qi Hong, um nativo de Chongqing de 43 anos, que revelou ao ‘New York Times’ que instalou o projetor em agosto, antes de deixar a China com sua esposa e filhas. Ele também comentou que controlou o projetor e uma câmera de segurança no quarto remotamente da Grã-Bretanha, transmitindo as imagens por 50 minutos antes que a polícia localizasse o equipamento.

O protesto ocorreu poucos dias antes do desfile militar em Pequim, que foi planejado para demonstrar a autoridade de Xi. “O verdadeiro significado está na coragem persistente de cidadãos que ousam criticar abertamente o líder chinês e exigir reformas democráticas em meio a uma repressão crescente”, declarou Maya Wang, diretora associada da Human Rights Watch para a Ásia.

Qi compartilhou que passou muitos anos como trabalhador migrante no sul da China, onde enfrentou abusos e detenções esporádicas pela polícia, antes de se mudar para Pequim e iniciar um pequeno empreendimento de comércio eletrônico. Ele expressou seu desencanto com o Governo durante os severos lockdowns da pandemia de Covid-19 e queria manifestar sua oposição à “educação patriótica cega” nas instituições de ensino.

Ele também relatou que seu irmão e sua mãe idosa, que ainda estão na China, foram ameaçados pelas autoridades após o protesto.

Protestos públicos contra o Partido Comunista são extremamente incomuns, em parte devido à intensa vigilância, à censura online e à repressão da liberdade de expressão e do ativismo popular promovidos pelo Governo.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.