
A Câmara Municipal do Funchal estabeleceu, hoje, mais três locais com controle de acesso a contentores de lixo, que são destinados exclusivamente aos residentes que não têm atendimento de coleta de lixo porta a porta. Essa ação dá sequência ao projeto piloto iniciado em 2024, que já possui 12 fechaduras eletrónicas com cartões para abertura, atendendo atualmente aproximadamente 30 residências.
Este projeto abrange a implementação de mais três ecopontos, totalizando assim 12 novas fechaduras eletrónicas, para contentores de resíduos recicláveis e não recicláveis. Com isso, assegura-se que somente os moradores de áreas sem coleta porta a porta possam descartar seus resíduos usando um cartão magnético, enquanto limita o acesso de não residentes, reduzindo a deposição irregular de lixo por outras pessoas, que frequentemente é realizada de maneira desorganizada e compromete a capacidade dos contentores, aumentando a responsabilização dos utilizadores pelo uso adequado dos mesmos.
A escolha deste equipamento versátil constitui um benefício adicional, pois permite a sua adaptação a diferentes tipos de contentores, além de reduzir os custos de manutenção.
Em virtude do sucesso observado nos primeiros pontos instalados (Travessa das Voltas, na freguesia do Imaculado Coração de Maria, Caminho da Fé, São Martinho, e Travessa da Casa Velha, Santa Maria Maior), foram hoje implementados mais três locais de descarte de lixo, identificados como críticos devido ao descarte inadequado de resíduos, a saber: Travessa da Quinta das Freiras, na freguesia de Santo António, Travessa Dr. Juvenal, Santa Maria Maior, e Beco do Amaro, São Pedro, beneficiando cerca de 60 residências.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados