
A mostra “Olhares de Origem”, lançada durante a Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, sob a coordenação do Pelouro da Diáspora e das Migrações e com a supervisão da vereadora Ana Bracamonte, se tornará itinerante e visitará diferentes locais no Funchal.
A exposição estará exposta no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, de 8 a 24 de setembro.
A coletânea fotográfica foi realizada pelo fotógrafo luso-venezuelano Juan Gomes, que, além de ser migrante, traz autenticidade e empatia ao seu trabalho. Seu olhar vai além do artístico; é uma vivência que transforma cada retrato em um elo entre culturas.
A exposição revela retratos e narrativas que enfatizam as vivências, os obstáculos e as contribuições da comunidade migrante para o município. Cada fotografia representa um fragmento visual da trajetória de quem imigrou, refletindo suas heranças culturais e identidades, criando espaços de visibilidade e voz para essa comunidade, promovendo respeito, integração e diálogo intercultural na sociedade.
<pDurante a inauguração da mostra, que aconteceu ontem no CCIF, Ana Bracamonte ressaltou que este projeto possibilita “reconhecer que a nossa terra é, atualmente, também um ponto de acolhimento e diversidade” e que “o futuro da cidade do Funchal se constrói com essas vidas, esses rostos, esses olhares.”
A exposição inclui representações de diversos países como Egito, Nepal, São Tomé e Príncipe, Angola, China, Itália, Tunísia, Paquistão, Bangladesh, Alemanha, Ucrânia, Romênia, Brasil e Venezuela.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados