cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaJovens europeus escolhem YouTube para estudar conteúdos acadêmicos

Jovens europeus escolhem YouTube para estudar conteúdos acadêmicos

Os jovens do continente europeu estão a utilizar o YouTube como uma ferramenta de aprendizado para matérias escolares, superando outras
Jovens europeus escolhem YouTube para estudar conteúdos acadêmicos

Os jovens do continente europeu estão a utilizar o YouTube como uma ferramenta de aprendizado para matérias escolares, superando outras plataformas no que diz respeito ao consumo de conteúdo educativo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Google em conjunto com a agência Livity.

O YouTube se destaca como a principal fonte de material educacional entre os adolescentes europeus, com 74% dos participantes da pesquisa afirmando que usam a plataforma para adquirir novos conhecimentos relacionados à escola, um percentual superior ao registrado por TikTok, Instagram e Snapchat.

A pesquisa enfatiza, por um lado, a prevalência do vídeo como meio para aquisição de novos saberes e, por outro, a rápida incorporação da Inteligência Artificial (IA) como auxílio no aprendizado e na criatividade.

Cerca de 47% dos jovens entrevistados relatam usar a IA como um recurso em sala de aula, e 44% para a realização de tarefas escolares.

Além disso, 80% utilizam o YouTube para investigar assuntos acadêmicos, enquanto 73% exploram seus interesses pessoais fora do ambiente escolar.

O relatório aponta para um estudo da Oxford Economics que revela que 84% dos professores na União Europeia (UE) integraram o YouTube em suas aulas.

Simultaneamente, a IA se tornou uma parte cotidiana da vida dos adolescentes europeus, principalmente no contexto educacional, sendo que a principal vantagem que observam é a habilidade de explicar conteúdos complexos de diversas maneiras (49%).

Aproximadamente 45% dos respondentes conferem a credibilidade de um conteúdo na internet comparando com outras fontes, enquanto 41% solicitam a opinião de um adulto de confiança.

A pesquisa também ressalta que os adolescentes buscam equilibrar sua vida digital com interações reais, mostrando que 47% deles tentam dedicar mais tempo a familiares e amigos.

O estudo intitulado “The Future Report”, realizado pela Google em parceria com a agência Livity, contou com a participação de mais de 7.000 jovens europeus com idades entre 13 e 18 anos, oriundos de sete países do continente.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.