
A NASA anunciou a descoberta de um objeto interestelar que se desloca a uma velocidade impressionante – aproximadamente 245 mil km/h, conforme informaram os astrônomos – e que está se direcionando para o nosso sistema solar.
Identificado como ‘A11pl3Z’, esse corpo celeste causou grande agitação entre os cientistas devido ao seu comportamento atípico: não se movimenta de acordo com as leis gravitacionais habituais e pode ser o terceiro maior objeto espacial já observado. Essas particularidades tornam-no uma entidade a ser monitorada, segundo os especialistas, com o cometa sendo identificado pela primeira vez em 25 de junho deste ano pelo sistema ATLAS da NASA.
Diferentemente dos cometas tradicionais, este objeto não segue uma trajetória orbital suave ao redor do Sol. Em vez disso, avança rapidamente pelo espaço em uma linha reta, superando a velocidade dos asteroides mais conhecidos e até mesmo de visitantes interestelares anteriores.
Atualmente, ele está se aproximando rapidamente de Marte (com provável passagem próxima ao Planeta Vermelho em outubro) e atingirá sua maior proximidade da Terra em dezembro. Contudo, para acalmar possíveis temores, nosso planeta estará do lado oposto do Sol nesse período, o que significa que não há risco de impacto.
No momento, os especialistas acreditam que o ‘A11pl3Z’ seja um visitante interestelar temporário e não um membro do nosso sistema solar. Como não está sujeito à força gravitacional do Sol, sua trajetória é hiperbólica, indicando que ele veio para uma curta visita antes de se afastar novamente para o espaço profundo.
A principal preocupação dos astrônomos é a incerteza sobre sua verdadeira natureza. Poderia ser um cometa, um asteroide ou até um novo tipo de objeto espacial, o que explicaria seu comportamento incomum. Alguns levantam a hipótese de que se trate de uma nave alienígena. Por esse motivo, telescópios como o Telescópio Espacial James Webb e o Observatório Vera C. Rubin estão focados na observação desse objeto, coletando dados e monitorando sua trajetória.
O terceiro objeto interestelar visita o sistema solar.
O asteroide interestelar “Oumuamua”
O cometa interestelar “Borisov”
O objeto interestelar “3I/ATLAS”#A11pl3Z#Oumuamua pic.twitter.com/2yBsZQFmQ5— N i n j a (@thesubzero11) 3 de julho de 2025
Novas observações foram feitas durante a noite. Aqui está o caminho atualizado do A11pl3Z. Ele agora passa dentro da órbita de Marte. Na animação de ontem, a câmera estava abaixo da eclíptica. Esta é a perspectiva de cima, então se parecer espelhado, esse é o motivo. #astronomy #A11pl3Z pic.twitter.com/YmsHlntgZC
— Tony Dunn (@tony873004) 2 de julho de 2025
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados