cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaNova liderança no Conselho Superior do Instituto Politécnico de Setúbal

Nova liderança no Conselho Superior do Instituto Politécnico de Setúbal

Rui Marques, criador da Forum Estudante e de várias outras iniciativas com relevância social, acaba de ser eleito como o
Nova liderança no Conselho Superior do Instituto Politécnico de Setúbal

Rui Marques, criador da Forum Estudante e de várias outras iniciativas com relevância social, acaba de ser eleito como o novo presidente do Conselho Geral do Politécnico de Setúbal (IPS), após ser escolhido entre oito destacados membros externos que também tomaram posse.

Atualmente, Rui Marques lidera o Relational Lab e o Programa de Educação Relacional, assumindo a presidência do Conselho Geral do IPS para o período de 2025 a 2029, uma função que considera “uma grande honra e um desafio”.

«Todos os integrantes deste órgão são convocados a dar-se à comunidade académica, demonstrando a disposição de contribuir com o melhor que cada um pode oferecer, em prol do bem coletivo. Farei o possível para garantir que o IPS atinja, com excelência, a sua importante missão», afirma.

Rui Marques possui formação em Medicina, um mestrado em Ciências da Comunicação e um doutorado em Sociologia Económica e das Organizações. Fundou organizações como a CAIS – Círculo de Apoio à Integração de Pessoas Sem-abrigo, a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, o IPAV – Instituto Padre António Vieira e a Academia de Líderes Ubuntu. Também atuou como Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e foi Coordenador Nacional do Programa Escolhas.

O Conselho Geral do IPS é constituído por 29 membros, incluindo 15 representantes de professores e investigadores, quatro estudantes, dois representantes do pessoal não docente e não investigador, além de oito membros da comunidade externa, escolhidos pelos demais integrantes devido ao seu conhecimento e experiência relevantes para a instituição.

Além de Rui Marques, o Conselho Geral do IPS conta com sete outros renomados profissionais externos, como Ana Maria Bettencourt, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação e da Comissão Instaladora da ESE/IPS; Francisco Alves Rito, diretor do jornal “O Setubalense”; João Diegues, coordenador da Unidade de Saúde Pública (USP) da Arrábida; José Fialho, presidente da administração da Simarsul; Maria da Luz Penedos, diretora-geral da Capgemini Engineering Portugal e Tunísia; Nuno Maia, diretor-geral da AISET; e Sérgio Faias, presidente da administração da Docapesca.

Entre as diversas responsabilidades do Conselho Geral, destaca-se a organização do processo eleitoral e a escolha do presidente do IPS; a avaliação das atividades do presidente do IPS e do Conselho de Gestão; a aprovação dos planos estratégicos de médio prazo e do plano de ação para o quadriénio do presidente do IPS; bem como a definição das diretrizes gerais da instituição em áreas científicas, pedagógicas, financeiras e patrimoniais.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.