
A economia de Portugal registou um crescimento de 2,1% em 2024, superando a previsão anterior de 1,9%, conforme revelado nas contas nacionais anuais publicadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“O Produto Interno Bruto (PIB) alcançou 289,4 mil milhões de euros em 2024, representando um crescimento nominal de 7,1%, após uma alta de 10,8% em 2023.” Em termos reais, o PIB cresceu 2,1% em 2024, segundo o relatório.
O INE esclareceu que “os dados preliminares para 2024 refletem, além dos efeitos diretos da compilação dos resultados finais de 2023, informações mais consistentes e detalhadas sobre o setor das Administrações Públicas, a inclusão de dados revisados relacionados ao comércio internacional de bens e serviços e, principalmente, a adição dos dados da Informação Empresarial Simplificada (IES) referentes a 2024.”
O Ministério das Finanças manifestou-se sobre os dados apresentados hoje, em um comunicado, ressaltando que o crescimento real do PIB foi ajustado para cima em 0,2 pontos percentuais (p.p) e que o INE também revisou a cifra da dívida pública em 2024, que alcançou 93,6% do PIB.
“Esses resultados, fruto da capacidade das famílias e das empresas, têm contribuído para reforçar a confiança na situação orçamental e financeira de Portugal, como evidenciam as recentes elevações de ‘rating’ da S&P e da Fitch. No entanto, é fundamental não interromper este ciclo de equilíbrio orçamental e de redução da dívida pública, para que Portugal possa finalizar a década com uma dívida abaixo dos 80% do PIB, fortalecendo a confiança dos mercados e investidores em nosso país,” argumentou o ministério sob a liderança de Joaquim Miranda Sarmento.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados