cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaPropaganda russa vincula Ucrânia ao homicídio de Charlie Kirk

Propaganda russa vincula Ucrânia ao homicídio de Charlie Kirk

A máquina de propaganda da Rússia ressurgiu para propagar desinformações, visando envolver a Ucrânia em situações que não lhe dizem
Propaganda russa vincula Ucrânia ao homicídio de Charlie Kirk

A máquina de propaganda da Rússia ressurgiu para propagar desinformações, visando envolver a Ucrânia em situações que não lhe dizem respeito. Desta vez, Moscovo tenta vincular o assassinato do ativista político norte-americano Charlie Kirk à famosa brigada Azov, baseando-se em supostas conexões familiares e militares que já foram refutadas.

De acordo com relatos na mídia russa, bem como em canais de apoio à guerra no Telegram e perfis anônimos na rede social X, um cidadão estadunidense chamado Mike Robinson seria tio de Tyler Robinson, o principal suspeito da morte de Charlie Kirk. A narrativa se estende ao afirmar que Mike Robinson teria relações com o 1.º Corpo Azov da Guarda Nacional da Ucrânia, apresentando como “evidência” uma postagem no LinkedIn onde ele supostamente procurava contato com militares ucranianos.

A versão apresentada pelos russos rapidamente se revelou falsa. Mike Robinson não é tio de Tyler Robinson e desmentiu de forma categórica a informação em sua página do LinkedIn. Adicionalmente, afirmou estar preparado para acionar a justiça contra aqueles que continuarem a propagar essa desinformação.

Robinson também esclareceu que nunca teve qualquer envolvimento na formação de combatentes ucranianos nem vínculos operacionais com o Corpo Azov. Sua presença na Ucrânia foi exclusivamente em missões humanitárias, enquanto diretor da organização voluntária Radio Free Ukraine, que se dedica a aumentar a conscientização da opinião pública internacional sobre a guerra e a apoiar civis afetados pela agressão russa.

A postagem utilizada pelos propagandistas russos como “evidência” não menciona nenhum tipo de treinamento militar. O texto apenas mencionava a disposição de Robinson em acolher um veterano ou um combatente ferido do 1.º Corpo Azov, como um ato de solidariedade humanitária. Mesmo assim, essa narrativa fabricada foi amplificada por canais alinhados ao Kremlin nas redes sociais.

Estratégia de desinformação da Rússia
Após o assassinato de Charlie Kirk, nenhum veículo de comunicação internacional noticiou qualquer vínculo da Ucrânia. A origem dessa alegação foi um perfil anônimo na plataforma X, chamado FrauHodl, notório por espalhar notícias falsas, que rapidamente foi reproduzido no ecossistema digital pró-Rússia.

Essa abordagem se insere em um padrão já identificado: Moscovo busca associar Kiev a eventos internacionais para desacreditar o país e minar o apoio internacional à sua causa. Anteriormente, fontes russas chegaram a falsamente afirmar que destroços de drones ucranianos tinham sido encontrados na Lituânia.

Charlie Kirk, um conhecido ativista político dos Estados Unidos, foi assassinado a tiros no dia 10 de setembro de 2025 enquanto discursava na Universidade do Vale de Utah. O suspeito, Tyler Robinson, foi identificado pelas autoridades como um ativista vinculado ao movimento Antifa, que foi classificado como organização terrorista nos Estados Unidos após o ocorrido.

Segundo o diretor do FBI, Kash Patel, provas de DNA coletadas no local conectam Robinson diretamente ao crime. A investigação realizada pelas autoridades americanas não encontrou nenhum indício que ligasse o fato à Ucrânia, desmentindo de forma clara as alegações feitas por Moscovo.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.