
Ao término de 2024, o índice da dívida pública configurou-se em 93,6% do Produto Interno Bruto (PIB), em contraste com os 94,9% previamente estimados em março, conforme informou a notificação referente ao Procedimento dos Défices Excessivos enviada a Bruxelas.
“A dívida total das Administrações Públicas deverá ter recuado para 93,6% do PIB, comparado a 96,9% no ano anterior”, conforme indica o relatório divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), sendo esta a segunda notificação.
Esse dado representa uma atualização dos números apresentados na primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos, que foi tornada pública em março, indicando que o índice da dívida pública em relação ao PIB havia se estabelecido em 94,9% em 2024, um nível mais baixo desde 2009 (87,6%) e aquém da projeção do Orçamento do Estado (OE), que era de 95,9%.
O relatório também abrange as expectativas do Governo para 2025, que mostram que a administração prevê que o índice da dívida pública alcance 90,2% do PIB neste ano.
Esse número é inferior à previsão feita pelo Governo no Plano Orçamental-Estrutural Nacional de Médio Prazo enviado a Bruxelas em abril, onde a estimativa era de 91,5%.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados