
Na quarta-feira à noite, um tremor de terra com uma magnitude de 4,0 na escala de Richter foi registrado na região da Madeira, sem relato de feridos ou danos materiais, conforme informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Conforme nota divulgada, o tremor ocorreu às 23h19 e teve o epicentro localizado a cerca de oito quilômetros a leste-nordeste da Deserta Grande.
As Ilhas Desertas são compostas por três ilhas: Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio.
Segundo as informações disponíveis até o comunicado do IPMA, o evento sísmico não provocou danos e foi percebido com uma intensidade máxima de III (na escala de Mercalli modificada) no município de Santa Cruz (ilha da Madeira).
O instituto também destacou que novos comunicados serão emitidos se a situação exigir.
A escala de Richter classifica os sismos de acordo com sua magnitude, definindo categorias como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excepcionais (9,0-9,9) e extremos (superior a 10).
A escala de Mercalli Modificada avalia os “níveis de intensidade e suas respectivas descrições”.
Com uma intensidade III, considerada leve, o tremor pode ser sentido dentro de residências, com objetos soltos balançando, e é comparado a “uma vibração similar à provocada pela passagem de veículos pesados”, conforme informações disponibilizadas pelo IPMA em seu site.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados