cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoPartiu o sacerdote Fernando Martins, ex-pároco de Oeiras

Partiu o sacerdote Fernando Martins, ex-pároco de Oeiras

Foto: Diogo Paiva Brandão/Patriarcado de Lisboa Lisboa, 3 de outubro de 2025 (Ecclesia) – O padre Fernando Martins, que exercia
Partiu o sacerdote Fernando Martins, ex-pároco de Oeiras
Foto: Diogo Paiva Brandão/Patriarcado de Lisboa

Lisboa, 3 de outubro de 2025 (Ecclesia) – O padre Fernando Martins, que exercia ministério em Oeiras há 43 anos, faleceu durante a madrugada, aos 101 anos, conforme informado pelo Patriarcado de Lisboa.

O corpo do sacerdote será trasladado esta tarde para a Igreja Matriz de Oeiras, com chegada prevista para as 16h30. Uma Missa será celebrada às 19h, presidida pelo cardeal D. Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa. Posteriormente, às 21h30, será realizado o Ofício de Defuntos, sob a presidência de D. Rui Gouveia, bispo auxiliar de Lisboa.

A Missa de corpo presente ocorrerá no próximo sábado, às 10h30, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, seguida do funeral para o cemitério de Oeiras, conforme era o desejo do padre Fernando Martins.

O sacerdote nasceu a 1 de fevereiro de 1924, em Sarzedas, Castelo Branco, e estudou nos seminários de Santarém, Almada e Olivais, sendo ordenado presbítero pelo Cardeal Cerejeira a 6 de julho de 1947, com apenas 23 anos.

Após a ordenação, o padre Fernando Martins atuou como diretor espiritual e professor no Seminário de Santarém. Em 1957, foi nomeado pároco de Vaqueiros – agora parte da Diocese de Santarém, e no ano seguinte, assumiu a Paróquia de São Julião, em Setúbal, lecionando Religião e Moral no Liceu.

No dia 22 de setembro de 1966, com 42 anos, o padre tornou-se pároco de Oeiras, onde permaneceu por 43 anos, até 2009, quando já contava com 85 anos.

“Ele construiu o centro social da paróquia e foi considerado um pioneiro na prática da caridade organizada, mas a grande conquista, segundo suas palavras, foi ‘a humanização das pessoas’,” destaca o Patriarcado de Lisboa.

Em 1989, a Câmara Municipal de Oeiras outorgou a Medalha de Mérito Concelhio, em grau ouro, ao padre Fernando Martins. Em 2007, foi inaugurada uma estátua em sua homenagem no adro da igreja, reconhecendo sua contribuição para a comunidade.

Em 2010, o então presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, atribuiu-lhe o título de Comendador da Ordem do Mérito.

Na ocasião, em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre Fernando Martins, aos 86 anos, expressou-se “surpreendido” com a homenagem, mas ao mesmo tempo “recompensado” pela missão cumprida.

Foto: Diogo Paiva Brandão/Patriarcado de Lisboa

Em 6 de julho de 2022, o sacerdote celebrou 75 anos de sua ordenação, com uma Eucaristia comemorativa e o lançamento de um livro com 75 relatos intitulados “Padre Fernando Martins. Um rosto que marcou Oeiras”.

“Esforcei-me para ser sempre um bom discípulo de Cristo. Devemos ser homens com a cabeça erguida e os braços abertos. Olhamos para o alto, para o Pai que está nos Céus, e olhamos ao nosso redor, para nossos irmãos,” observou na época ao jornal ‘VOZ DA VERDADE’.

LJ

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.