
A Taça Europa Feminina da UEFA é a nova competição de clubes da UEFA, que se junta à Liga dos Campeões Feminina nesta temporada. Além disso, <strong, contará com a presença de equipas portuguesas que começarão suas jornadas esta semana: o SC Braga, o terceiro colocado da última edição da Liga portuguesa feminina, e o Sporting, vice-campeão nacional, ambos eliminados nas fases preliminares da Liga dos Campeões Feminina.
As equipas de Minho e Lisboa disputarão esta semana a primeira mão da segunda fase eliminatória deste torneio, que introduz uma nova competição feminina de clubes no cenário do futebol europeu, ao lado da Liga dos Campeões, na qual o Benfica está novamente presente esta temporada.
As equipes que terminam em terceiro nas ligas nacionais das federações classificadas entre a 8ª e a 13ª posições no ranking, junto com as segundas colocadas das federações entre a 18ª e a 24ª posições, entram na primeira fase eliminatória. Além disso, os nove clubes eliminados na terceira fase da Liga dos Campeões Feminina, assim como as segundas e terceiras posições dos 11 campeonatos da segunda fase eliminatória da mesma liga, também se juntam a esta Taça Europa Feminina.
A Taça Europa Feminina é um torneio de eliminação e consistirá em seis fases – com duas fases eliminatórias iniciais, seguidas pelos oitavos, quartas, semifinais e a final. Todas as fases, incluindo a final, são realizadas em partidas de ida e volta.
O clube vencedor qualificará-se automaticamente para a terceira fase eliminatória do caminho dos campeões da próxima edição da Women’s Champions League, competindo apenas uma fase para assegurar um lugar na fase de grupos.
O Sporting atuará na primeira mão desta fase eliminatória já nesta terça-feira, às 19h45, em Alcochete, enfrentando o Rosengård, o atual campeão da Suécia, que participou da fase de grupos da Liga dos Campeões Feminina nas temporadas 2022/23 e 2023/24, tendo alcançado as semifinais uma vez e os quartos de final em várias ocasiões.
A segunda mão ocorrerá uma semana depois, no dia 15 de outubro, quarta-feira, na Suécia. As leoas estiveram muito perto de eliminar a Roma na terceira fase da Liga dos Campeões Femininas, o que lhes garantiria um lugar inédito na fase de grupos, mas, após vencerem em Roma por 2-1, sofreram uma derrota por 2-0 em casa e foram assim relegadas para este torneio. O Rosengård, por sua vez, foi eliminado anteriormente na 2ª fase eliminatória por um clube belga, o OH Leuven.
O SC Braga realizará sua primeira partida da segunda fase eliminatória da Taça Europa Feminina na quarta-feira, 8 de outubro, na Bélgica, contra o Anderlecht, e depois receberá a equipe belga no dia 15 de outubro no Minho para o jogo de volta.
O Anderlecht perdeu o título da Liga feminina belga na última temporada, após vencer nas sete edições anteriores, e seu melhor desempenho em competições europeias foi alcançar os 16 avos de final da Liga dos Campeões Feminina na temporada 19/20. Na fase anterior desta Taça Europa Feminina, triunfou de forma convincente contra o Aris Limassol, de Chipre, com um placar agregado de 14-0. O SC Braga, por seu lado, foi derrotado pelo Brann na final do seu grupo da 2ª fase eliminatória da Liga dos Campeões.
Segunda fase eliminatória
Primeira mão: 7/8 de Outubro
Segunda mão: 15/16 de Outubro
Oitavos-de-final
Sorteio: 17 de Outubro, em Nyon
Primeira mão: 11/12 de Novembro
Segunda mão: 19/20 de Novembro
Quartos-de-final
Sorteio: 17 de Outubro, em Nyon
Primeira mão: 11/12 de Fevereiro
Segunda mão: 18/19 de Fevereiro
Meias-finais
Sorteio: 17 de Outubro, em Nyon
Primeira mão: 24/25 de Março
Segunda mão: 1/2 de Abril
Final (duas mãos)
Sorteio (para determinação da ordem das mãos): 17 de Outubro, em Nyon
Primeira mão: 25 ou 26 de Abril
Segunda mão: 2 ou 3 de Maio
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados