cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoAdministrar é zelar, é ouvir a comunidade” – líder de Lisboa

Administrar é zelar, é ouvir a comunidade” – líder de Lisboa

D. Rui Valério envia mensagem aos eleitos para os órgãos autárquicos Lisboa, 13 de outubro de 2025 (Ecclesia) – O
Administrar é zelar, é ouvir a comunidade” – líder de Lisboa

D. Rui Valério envia mensagem aos eleitos para os órgãos autárquicos

Lisboa, 13 de outubro de 2025 (Ecclesia) – O Patriarca de Lisboa dirigiu uma mensagem aos novos responsáveis eleitos para os órgãos autárquicos, afirmando que “governar é cuidar” e “ouvir as pessoas”.

“O verdadeiro poder não é medido pela dominação, mas sim pela habilidade de servir. Governar é cuidar: consiste em ouvir a população, buscar o bem comum, especialmente para aqueles que estão mais esquecidos”, enfatiza D. Rui Valério em comunicado divulgado hoje.

“Estou certo de que os novos mandatários abraçarão suas funções com espírito de serviço, diálogo e proximidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, acrescenta.

O comunicado foi divulgado um dia após as eleições autárquicas, que decidiram os responsáveis pelos municípios e freguesias de Portugal.

“Quero, antes de tudo, saudar calorosamente todos os eleitos para servir nossas comunidades no governo local. A todos, expresso minha gratidão pela disposição e generosidade com que se dedicaram a contribuir com seu tempo, talentos e esforços para o bem coletivo”, destaca D. Rui Valério.

“Agradeço também a todos que participaram deste exercício democrático, seja se candidatando, seja exercendo seu direito de voto – um sinal de corresponsabilidade cívica e amor pela terra onde habitamos.”

O Patriarca sublinha que a tarefa política é “uma das formas mais nobres de caridade, como frequentemente ensina a Doutrina Social da Igreja”.

Estamos vivendo um momento crucial para nossa sociedade ocidental. As transformações culturais e sociais nos convidam a reafirmar, com coragem e esperança, os valores que sustentam a convivência: a dignidade inviolável de cada ser humano, o valor insubstituível da família, a atenção aos mais pobres e vulneráveis, e o cuidado pela casa comum que Deus nos confiou”, observa.

A mensagem expressa desejos para que o serviço político “seja sempre reflexo desse compromisso, a serviço da paz, da justiça e da esperança”.

“Rezo por todos vocês e peço a Deus que abençoe a todos”, finaliza D. Rui Valério.

OC

Igreja/Portugal: Presidente da CEP solicita que novo ciclo político foque atenção em quem sofre e em quem “vem de longe”