Lula da Silva compartilhou um relato sobre o “encontro maravilhoso” com Leão XIV, que fez um convite para visitar o Brasil.
Vaticano, 13 de outubro de 2025 – O Papa Leão XIV teve hoje uma audiência com o presidente do Brasil, que o convidou para participar da Conferência sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), prevista para novembro.
“Convidei-o para a COP30, considerando a relevância histórica de realizarmos uma Conferência sobre o Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Devido ao Jubileu, o Papa nos informou que não poderá comparecer, mas assegurou que o Vaticano estará representado em Belém”, revelou Luiz Inácio Lula da Silva em uma publicação nas redes sociais após a audiência privada.
O presidente brasileiro e sua esposa Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, expressaram alegria ao saber que Sua Santidade tem planos de visitar o Brasil em um futuro próximo.
“Ele será recebido com todo o carinho e hospitalidade do povo brasileiro. Lembrei que recentemente tivemos uma demonstração imensa dessa fé durante o Círio de Nazaré e nas celebrações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil,” comentou o presidente.
O encontro, descrito como “maravilhoso” por Lula, abarcou discussões sobre “religião, fé, o Brasil” e os imensos “desafios” que o mundo enfrenta.
A primeira exortação apostólica de Leão XIV, divulgada em 9 de outubro, também foi abordada durante a audiência, que contou com a presença dos ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, da senadora Ana Paula Lobato, da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Veira.
“Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e por sua mensagem de que não podemos dissociar a fé do amor pelos mais necessitados. Expliquei que precisamos formar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e vejo o documento como uma referência que deve ser lido e aplicado por todos,” disse o presidente em sua postagem.
Lula da Silva também mencionou que possui uma “relação próxima com religiosos brasileiros como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], Dom Jaime Spengler.”
Além disso, o presidente expressou a relevância de sua “experiência com as Comunidades Eclesiais de Base” em sua formação pessoal.
O chefe de Estado brasileiro encontra-se na Itália para participar do Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que comemora seu 80º aniversário este ano, conforme informações do portal Vatican News, sendo este um dos temas discutidos com Leão XIV.
“Conversei com o Papa sobre minha participação na reunião da FAO e como, em dois anos e meio, conseguimos tirar o Brasil do Mapa da Fome pela segunda vez. Agora estamos levando essa discussão para o mundo através da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, destacou.
LJ/OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados