
O mandatário da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta segunda-feira que o acordo de cessar-fogo mediado por Donald Trump em Gaza trouxe “maior esperança de paz” para a Ucrânia, onde o presidente dos Estados Unidos busca desempenhar um papel similar com Moscovo.
“Quando a paz se estabelece em uma região do mundo, isso gera mais expectativas de paz em outras áreas. A liderança e a determinação de figuras globais certamente podem ser benéficas para nós também na Ucrânia,” afirmou Zelensky em uma publicação no Facebook.
Nesse contexto, expressou satisfação pelo fato de o líder americano ter conseguido alcançar um cessar-fogo em Gaza, além da libertação de reféns israelenses capturados pelo Hamas e dos prisioneiros palestinos detidos em Israel, bem como a entrada de assistência humanitária na região.
Zelensky destacou “a liderança e a determinação” de Trump para atingir esse resultado e reiterou a posição que já havia expressado no final de semana, após duas conversas telefônicas com o presidente dos Estados Unidos, enfatizando que espera que a ação diplomática da Casa Branca também possa conduzir à paz na Ucrânia.
<p“Estamos empenhados para que o dia da paz também chegue à Ucrânia,” escreveu Zelensky nas redes sociais.
O presidente ucraniano declarou que “a agressão russa é a principal fonte de desestabilização a nível global.”
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados