
«A vivência que tenho com a juventude mostra que há, realmente, um vasto potencial, imensa força e energia» – D. Alexandre Palma
Lisboa, 20 de outubro de 2025 (Ecclesia) – A Fundação Jornada, vinculada ao Patriarcado de Lisboa, está a aceitar candidaturas para apoiar iniciativas voltadas para jovens com idades entre os 15 e os 35 anos, através do programa chamado ‘Jovens, agentes de Esperança’.
“Nesta nova fase da vida da Fundação, agora denominada Fundação Jornada, temos a responsabilidade de continuar a partir da vivência de fé promovida pela JMJ e expandir seus frutos para o futuro, proporcionando apoio e capacitação à geração que participou da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa em 2023, e também empoderar e ativar as futuras gerações jovens em Portugal”, afirmou o presidente da Fundação Jornada em entrevista à Agência ECCLESIA, na segunda-feira, 20 de outubro.
D. Alexandre Palma destacou que a missão da Fundação Jornada, desde sua criação, “foca na promoção da juventude”, e essa essência permanece “no presente e para o futuro”, refletindo a intenção de colaborar, apoiar e acompanhar os jovens, “tanto como agentes quanto beneficiários”.
“Nosso sonho é multiplicar agentes de esperança. Assim, a esperança é vista como uma janela, um caminho para um mundo melhor, voltada para o futuro, que exige trabalho e ação; queremos incentivar a emergência de uma nova geração de agentes de esperança para a sociedade e para a Igreja”, ressaltou.
“Em Lisboa e em todas as dioceses do país, em paróquias, movimentos, associações, grupos vinculado à Igreja ou não, mas que compartilham um conjunto de valores que nos une como sociedade e comunidade”, acrescentou o presidente da Fundação Jornada.
A Fundação Jornada está com abertas as candidaturas para o seu primeiro programa de apoio a projetos focados ou promovidos por jovens, com idades entre 15 e 35 anos, residentes em Portugal, até o dia 16 de dezembro, por meio de um formulário online, “simples e acessível para que qualquer jovem possa preencher”, na página da instituição.
“A Fundação tem um forte compromisso de ser próxima e acessível a todos os jovens, que podem ser um grupo informal com uma ideia inicial, ou um grupo já estruturado com algumas experiências de um projeto, e que também esteja apto a apresentar a sua proposta”, explicou a diretora-executiva da Fundação Jornada, sobre as candidaturas para “apoios que variam entre 10 mil e 30 mil euros”.
Segundo Marta Figueiredo, para a Fundação Jornada “é essencial não apenas trabalhar em prol dos jovens, mas com eles”, e manifestam uma “grande preocupação” em garantir que os jovens tenham a oportunidade e compreendam este processo de candidaturas, contando com o apoio desta instituição do Patriarcado de Lisboa “não só no aspecto financeiro, mas também com acompanhamento, capacitação” e desenvolvimento de liderança e projetos.
“Evitem deixar para a última hora as candidaturas, pois ao apresentarem os projetos e contatarem a Fundação, estaremos prontos para oferecer todo o apoio necessário para ajudar a moldar a candidatura”, enfatizou a entrevistada, mestre em gestão, ressaltando que no site da Fundação Jornada há também “um guia de apoio para a candidatura”.
O presidente da Fundação Jornada observa que esta entidade “não fará nada, nesse sentido”, mas estará ao lado para “promover quem atua”, pois não almejam ser os protagonistas, e sim “que os jovens sejam os protagonistas da sua própria história”.
A diretora executiva da Fundação Jornada ressaltou que “idealmente” darão “mais valor a projetos de jovens para jovens” e valorizam “muito as propostas realizadas em parceria, em consórcio”, defendendo a ideia de trabalhar em rede, “juntos”, já que “as mudanças, especialmente as mudanças sistêmicas com impacto real em jovens e na sociedade”, dependem da colaboração, da criação de conexões e da apresentação de candidaturas em conjunto.
Marta Figueiredo afirma que pretendem também “implementar um novo paradigma” na relação tradicional entre financiadores e agentes financiados, portanto, após a seleção dos projetos, iniciarão “um ciclo de acompanhamento”.
HM/CB/OC
Portugal: Fundação Jornada abre candidaturas para programa de apoio a projetos juvenis
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados