cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoFundação Caminho deseja ajudar adolescentes e suas iniciativas, para que se tornem «portadores de otimismo»

Fundação Caminho deseja ajudar adolescentes e suas iniciativas, para que se tornem «portadores de otimismo»

«A vivência que tenho com a juventude mostra que há, realmente, um vasto potencial, imensa força e energia» – D.
Fundação Caminho deseja ajudar adolescentes e suas iniciativas, para que se tornem «portadores de otimismo»

«A vivência que tenho com a juventude mostra que há, realmente, um vasto potencial, imensa força e energia» – D. Alexandre Palma

Lisboa, 20 de outubro de 2025 (Ecclesia) – A Fundação Jornada, vinculada ao Patriarcado de Lisboa, está a aceitar candidaturas para apoiar iniciativas voltadas para jovens com idades entre os 15 e os 35 anos, através do programa chamado ‘Jovens, agentes de Esperança’.

“Nesta nova fase da vida da Fundação, agora denominada Fundação Jornada, temos a responsabilidade de continuar a partir da vivência de fé promovida pela JMJ e expandir seus frutos para o futuro, proporcionando apoio e capacitação à geração que participou da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa em 2023, e também empoderar e ativar as futuras gerações jovens em Portugal”, afirmou o presidente da Fundação Jornada em entrevista à Agência ECCLESIA, na segunda-feira, 20 de outubro.

D. Alexandre Palma destacou que a missão da Fundação Jornada, desde sua criação, “foca na promoção da juventude”, e essa essência permanece “no presente e para o futuro”, refletindo a intenção de colaborar, apoiar e acompanhar os jovens, “tanto como agentes quanto beneficiários”.

“Nosso sonho é multiplicar agentes de esperança. Assim, a esperança é vista como uma janela, um caminho para um mundo melhor, voltada para o futuro, que exige trabalho e ação; queremos incentivar a emergência de uma nova geração de agentes de esperança para a sociedade e para a Igreja”, ressaltou.

“Em Lisboa e em todas as dioceses do país, em paróquias, movimentos, associações, grupos vinculado à Igreja ou não, mas que compartilham um conjunto de valores que nos une como sociedade e comunidade”, acrescentou o presidente da Fundação Jornada.

A Fundação Jornada está com abertas as candidaturas para o seu primeiro programa de apoio a projetos focados ou promovidos por jovens, com idades entre 15 e 35 anos, residentes em Portugal, até o dia 16 de dezembro, por meio de um formulário online, “simples e acessível para que qualquer jovem possa preencher”, na página da instituição.

“A Fundação tem um forte compromisso de ser próxima e acessível a todos os jovens, que podem ser um grupo informal com uma ideia inicial, ou um grupo já estruturado com algumas experiências de um projeto, e que também esteja apto a apresentar a sua proposta”, explicou a diretora-executiva da Fundação Jornada, sobre as candidaturas para “apoios que variam entre 10 mil e 30 mil euros”.