cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeAmbienteEsta mariposa colorida enganou pesquisadores por décadas.

Esta mariposa colorida enganou pesquisadores por décadas.

Uma bela e colorida mariposa, que foi equivocadamente classificada durante mais de um século, foi identificada como uma nova espécie
Esta mariposa colorida enganou pesquisadores por décadas.

Uma bela e colorida mariposa, que foi equivocadamente classificada durante mais de um século, foi identificada como uma nova espécie pelo entomologista Dr. Peter Huemer, do Museu Estadual Ferdinandeum na Áustria, em Innsbruck.

Descrevendo-a na revista de acesso aberto Alpine Entomology, a nova espécie recentemente adotou o nome oficial de Carcina ingridmariae, após ter sido ignorada por muito tempo devido à sua semelhança com a comum carcina do carvalho (Carcina quercana), uma mariposa amplamente conhecida na Europa e primeiramente descrita em 1775.

Apesar de suas vibrantes cores rosa e amarelo, Carcina ingridmariae passou despercebida até que avanços na técnica de codificação de DNA revelaram diferenças genéticas significativas, superiores a 6%, em relação à sua parente semelhante. Uma análise subsequente dos órgãos sexuais dos insetos confirmou as descobertas moleculares, revelando que duas espécies distintas estavam ocultas à vista de todos.

A nova espécie apresenta uma envergadura de aproximadamente 2 cm e é encontrada em toda a região oriental do Mediterrâneo, abrangendo países como Croácia, Grécia, Chipre e Turquia. É provável que suas larvas se alimentem de diversas espécies de carvalho, assim como a parente. No entanto, estudos dedicados sobre sua biologia e distribuição ainda estão em andamento.

Em reconhecimento ao apoio contínuo ao longo de sua carreira, Dr. Huemer dedicou a descoberta à sua esposa, Ingrid Maria, nomeando a mariposa em homenagem a ela em seu 42º aniversário de casamento.

Huemer, que já descreveu mais de 200 espécies da Europa em 35 anos de trabalho, afirmou: “Sem dúvida, é a espécie mais linda que encontrei em minha longa carreira científica, mesmo sem nome.” Portanto, para Huemer, era “óbvio” que a nova espécie deveria receber o nome de sua esposa.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.