
O IFAB – o Conselho Internacional de Futebol – avaliará a sugestão de Arsene Wenger sobre a regra do impedimento, que, se adotada, transformará o futebol como o conhecemos.
Foi o ex-árbitro internacional espanhol Iturralde González quem divulgou durante o programa ‘Carrusel Deportivo’ da rádio Cadena SER, na Espanha, a discussão sobre a ‘Lei Wenger’.
A proposta foi inicialmente apresentada há dois anos por Arsene Wenger, ex-treinador do Arsenal e atualmente responsável pelo desenvolvimento do futebol global na FIFA.
O francês sugere que um jogador só deverá ser considerado em posição de impedimento se estiver completamente à frente do defensor, com um espaço claro entre eles.
A intenção é oferecer uma vantagem ao time atacante, permitindo que esse jogador esteja previamente posicionado em relação ao adversário, desde que pelo menos uma parte de seu corpo que pode marcar gols (cabeça, tronco ou pernas) esteja alinhada com o penúltimo defensor. Se nenhuma dessas partes estiver alinhada com o defensor, o jogador estará em posição irregular e poderá ser sinalizado como impedido.
Essa proposta poderá transformar as estratégias de defesa e ataque, exigindo adaptações táticas dos treinadores.
Se aprovada, a nova regulamentação eliminará as controvérsias relacionadas a impedimentos milimétricos, que só são identificados através do VAR.
Caso obtiver aprovação na reunião do IFAB no próximo ano, a nova regra poderá ser implementada na Copa do Mundo de 2026, prevista para o próximo verão.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados