cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaRui Costa e Noronha Lopes irão competir pela liderança do Benfica em um novo turno.

Rui Costa e Noronha Lopes irão competir pela liderança do Benfica em um novo turno.

Rui Costa e João Noronha Lopes irão concorrer à presidência do Benfica em uma segunda volta, após serem os dois
Rui Costa e Noronha Lopes irão competir pela liderança do Benfica em um novo turno.

Rui Costa e João Noronha Lopes irão concorrer à presidência do Benfica em uma segunda volta, após serem os dois candidatos mais votados nas eleições de sábado, conforme anunciou o clube em seu site oficial.

O atual presidente obteve 42,13% dos votos, enquanto Noronha Lopes conseguiu 30,26%. Assim, eles irão disputar o cargo para o quadriénio de 2025 a 2029 em um novo escrutínio, marcado para o dia 8 de novembro, uma vez que nenhum dos seis candidatos conseguiu a maioria necessária (mais de 50%) para ser eleito na primeira volta.

Luís Filipe Vieira (13,86%), ex-presidente, João Diogo Manteigas (11,48%), Martim Mayer (2,10%) e Cristóvão Carvalho (0,18%) foram os outros candidatos à liderança, em um pleito que se destacou como o mais concurrido da história do emblema de Lisboa, com 85.710 votantes (totalizando 1.767.676 votos), número significativamente superior ao anterior de 40.085 em 2021, quando Rui Costa venceu Francisco Benitez.

Além da disputa pela presidência, na segunda volta as candidaturas de Rui Costa (G) e Noronha Lopes (F) também irão negociar a composição dos outros órgãos sociais, como a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e a Comissão de Remunerações, visto que ambas as listas foram as mais votadas em todos esses cargos, mas nenhuma obteve a maioria absoluta exigida.

Para a Mesa da Assembleia Geral, a Lista G, liderada por José Pereira da Costa, atual presidente daquela mesa, obteve 43,01% dos votos, enquanto a Lista F, sob a liderança de Gonçalo Almeida Ribeiro, membro da candidatura de João Noronha Lopes, alcançou 29,75%.

Nas votações para o Conselho Fiscal, a Lista G, que tem Raul Fernando Martins como candidato a presidente, recebeu 38,69% das preferências, com uma pequena vantagem em relação à Lista F, liderada por António Bagão Félix, que conquistou 37,94%.

Quanto à Comissão de Remunerações – que foi o único órgão não social a passar pela votação –, a Lista G, com Eduardo Stock da Cunha como candidato principal, obteve 45,17% dos votos, enquanto a Lista F, chefiada por João Moreira Rato, recebeu 34,84% das preferências.

As eleições para os órgãos sociais do Benfica contaram, no último sábado, com a participação de 85.710 sócios – um recorde mundial – o que corresponde a pouco mais da metade do total de associados elegíveis para participar neste pleito (160.182).

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.