
Cidade do Vaticano, 30 de outubro de 2025 (Ecclesia) – Neste domingo, o Papa visitará o Cemitério de Verano, em Roma, para liderar a Missa em homenagem a todos os fiéis que partiram.
A celebração eucarística está agendada para as 16h00, horário local (15h00 em Lisboa), dando continuidade a uma tradição que foi estabelecida pelos últimos papas.
Segundo um comunicado do Vicariato de Roma, enviado à Agência ECCLESIA, este evento faz parte das atividades promovidas pela diocese em destaque na liturgia do calendário.
O Papa Leão XIV comentou sobre esta ocasião durante a audiência geral desta semana, afirmando: “A intercessão pelos nossos entes queridos nos recorda que nossa verdadeira pátria é no céu.”
“Que nossas buscas por bens temporais, essenciais para a vida terrena, sejam sempre ancoradas no amor e na lealdade à verdade do Evangelho, que é eterna pois emana do próprio Deus”, acrescentou.
A celebração em memória de todos os fiéis defuntos remonta ao final do primeiro milênio: foi o abade de Cluny, Santo Odilão, quem em 998 estabeleceu que todos os mosteiros de sua Ordem deveriam lembrar os falecidos ‘desde os primórdios até o fim do mundo’ nesta data.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o Papa Bento XV expandiu essa prática para toda a Igreja em 1915.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados