
Aveiro, 05 de novembro de 2025 (Ecclesia) – O bispo da diocese de Aveiro designou o diácono José Marinho Vaz como o novo líder da Cáritas Diocesana, função que anteriormente ocupava como vice-presidente, através de um decreto assinado nesta segunda-feira, 3 de novembro.
“Nomeio Diácono José Marinho Vaz como Presidente da Cáritas, para que, juntamente com os demais membros da Direção, complete o mandato para o qual foram escolhidos”, declara D. António Moiteiro no decreto divulgado pela Diocese de Aveiro.
O diácono José Marinho Vaz ocupou o cargo de vice-presidente da Cáritas Diocesana de Aveiro desde 22 de julho de 2024, quando o bispo diocesano decidiu “designar um novo membro” para esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
D. António Moiteiro menciona que o presidente da direção, António Joaquim Pascoal Leandro, apresentou “a sua renúncia devido a incompatibilidades com novas funções que assumiu recentemente”, agradecendo todo o “esforço realizado em favor” desta entidade “de natureza canónica e sem fins lucrativos”.
António Joaquim Pascoal, junto com sua equipe, tomou posse na direção da Cáritas Diocesana de Aveiro em 8 de janeiro de 2024, após sua nomeação para o quadriênio 2024-2027.
A nova composição da direção da Cáritas de Aveiro conta com Ana Maria Isaías Nunes de Almeida como secretária, Cláudio Alexandre Tavares Nunes como tesoureiro e os vogais Beatriz Tomé Dias dos Reis e Manuel António Coimbra Rodrigues da Silva; o assistente eclesiástico designado é o diácono permanente José Ferreira Alves.
Além disso, D. António Moiteiro também nomeou dois suplentes para a direção, Francisco Manuel do Vale Santos e Pedro Jorge Rocha Pinheiro da Silva, através do decreto de 6 de janeiro de 2024.
A Cáritas Diocesana de Aveiro atua como o organismo oficial da Igreja Católica nesta diocese, responsável pela implementação e promoção de ações sociais.
Esta IPSS, “de natureza canónica e sem fins lucrativos”, oferece uma variedade de serviços de suporte à comunidade, incluindo: acolhimento temporário para crianças, creche e educação pré-escolar, atendimento e acompanhamento social para famílias, banco de ajudas técnicas, um centro de atendimento temporário para pessoas em situação de sem-abrigo, um núcleo de apoio a vítimas de violência doméstica para o distrito de Aveiro, além de projetos de intervenção social, iniciativas em paróquias, promoção de voluntariado e campanhas de solidariedade.
CB/OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados