
Na semana passada, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) promoveu uma reunião de conscientização na sala da Assembleia Municipal, focada na organização das festividades e bailes para os estudantes finalistas. Este evento foi realizado em colaboração com a Unidade de Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE).
Póde-se contar com a presença dos responsáveis pela Divisão de Juventude e pela Divisão de Gestão de Espaços Públicos e Publicidade da autarquia, além de diretores de escolas secundárias, comissões de finalistas, pais e estudantes em fase de conclusão de curso, com o intuito de esclarecer sobre as diretrizes de segurança e conformidade que devem ser observadas na realização desses eventos.
A Bênção das Capas, uma tradição típica da Madeira que data de 1889, simboliza para alguns a finalização de um ciclo de estudos e, para outros, o início de uma nova jornada.
Durante a reunião, a vereadora Helena Leal, que é responsável pela área da Juventude, ressaltou que “estas celebrações representam um momento significativo e singular na vida de qualquer estudante, assim como para as instituições de ensino e suas famílias, e por isso, desejamos que ocorram de maneira segura e responsável”.
A autarca enfatizou ainda que “a segurança é uma responsabilidade compartilhada entre os organizadores, os pais, as escolas e as autoridades públicas. Essa colaboração é essencial, e desde que as normas para a realização dos bailes de finalistas foram reforçadas em 2023, temos observado um desenrolar tranquilo e sem incidentes, ao contrário do que acontecia anteriormente.”
No decorrer do encontro, foram relembradas as diretrizes legais, como a proibição da venda de álcool para jovens abaixo de 18 anos e que a comercialização deve ser feita apenas por adultos, entre outros pontos. Os pais dos estudantes devem assumir o papel de organizadores dos eventos e os horários devem ser respeitados: festas das listas até à meia-noite e bailes de finalistas até à 1 da manhã.
Para conseguir a autorização, é imprescindível solicitar licenças municipais e apresentar documentos como plano de evacuação, seguros obrigatórios, termo de responsabilidade, além de licenças de funcionamento e de ruído. O intuito é garantir segurança e uma resposta eficiente em eventuais emergências.
A vereadora Helena Leal reiterou a necessidade de cooperação entre todos os envolvidos: “O progresso tem sido construtivo, e estamos todos aqui reunidos nesta ação de conscientização para minimizar riscos. Mais do que seguir normas, queremos assegurar que os jovens possam se divertir de forma segura e responsável, garantindo o sucesso desses eventos.”
Foi também feito um apelo aos finalistas sobre a necessidade de evitar comportamentos de risco relacionados ao consumo de álcool e outras substâncias psicoativas.
Através dessa colaboração, o Município do Funchal e as entidades participantes (PSP, UCAD e ARAE) buscam garantir que essas celebrações sejam vivenciadas com entusiasmo, alegria e total segurança, transformando esse momento especial em recordações positivas para todos os finalistas.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados