
O presidente do Benfica, Rui Costa, mostrou-se claramente frustrado após o empate em 2-2 contra o Casa Pia, na 11.ª rodada da I Liga. Ao sair do Estádio da Luz, o líder das águias fez duras críticas à arbitragem e à situação atual do futebol nacional, considerando “inaceitável” o pênalti concedido por um suposto toque no braço de António Silva, um episódio que trouxe o jogo de volta para os visitantes.
“Nós nunca nos esquivamos às nossas obrigações, e nunca o faremos. Não foi uma boa exibiçao do Benfica, espero muito mais desta equipe. Eles têm potencial para entregar mais do que vimos hoje, independentemente do desgaste. Contudo, o que ocorreu neste fim de semana é mais uma confirmação de que o futebol português está adoecido. Isto é inaceitável mais uma vez o que aconteceu aqui”, declarou Rui Costa.
O dirigente criticou especialmente a atuação do VAR, afirmando que a jogada não atendia aos critérios para a marcação de pênalti.
“Sem fugir às responsabilidades do Benfica, um pênalti desse tipo mostra desconhecimento das regras do jogo. Mais do que a decisão do árbitro, é bastante duvidoso como o VAR não corrige uma situação como essa. A lei é bem clara. Já basta disso. Este fim de semana exemplifica como está o futebol português”, disse, relembrando outros eventos recentes: “Um tiro de meta que deveria ter sido marcado se transforma em um escanteio inexistente que concede dois pontos a uma equipe. Hoje temos um pênalti que vai contra a legislação do jogo.”
Rui Costa ressaltou ainda a necessidade de exigência interna, mas manteve um tom crítico em relação às arbitragens.
“Nós não nos esquivamos às nossas obrigações e nunca permitirei que nossa equipe fuja daquilo que é sua responsabilidade. Eles precisam querer muito mais, mas é inaceitável que um pênalti seja marcado dessa forma. Não é uma situação duvidosa, vai contra as regras do jogo. O árbitro pode errar, mas o VAR não. Já são muitos episódios assim contra o Benfica.”
O dirigente anunciou que o clube solicitará uma audiência ao Conselho de Arbitragem, considerando a situação “excessivamente grave”.
“O Benfica pedirá uma audiência direta a quem dirige o futebol em Portugal. O que está acontecendo é sério demais. São dois pontos concedidos a uma equipe e retirados de outra. Assim se decidem campeonatos. O Benfica não ficará calado. Já chega disso.”
Por fim, Rui Costa enviou uma mensagem de cobrança aos atletas e um pedido de desculpas aos torcedores.
“Era um dia significativo na trajetória do Benfica. Os torcedores mereciam sair daqui com mais alegria. Peço desculpas por isso. Mas já basta disso. Não venho discutir se foi pênalti ou não, pois é uma jogada de interpretação — venho discutir a legislação. Ontem foi a mesma coisa. São dois casos evidentes.”
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados