cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraConflito entre Paquistão e Afeganistão para acordo de paz

Conflito entre Paquistão e Afeganistão para acordo de paz

As conversações entre o Afeganistão e o Paquistão em busca de um cessez-fair duradouro, após as recentes hostilidades que resultaram
Conflito entre Paquistão e Afeganistão para acordo de paz

As conversações entre o Afeganistão e o Paquistão em busca de um cessez-fair duradouro, após as recentes hostilidades que resultaram na morte de várias pessoas, não tiveram sucesso, conforme anunciou Islamabad nesta quarta-feira.

“Lamentavelmente, o governo afegão não ofereceu qualquer garantia, desviou-se constantemente do tema principal e envolveu-se em um jogo de acusações, evasões e manobras”, afirmou o ministro da informação paquistanês, Attaulah Tarar, através da rede social X.

Após quatro dias de discussões em Istambul, mediadas pelo Catar e pela Turquia, “o diálogo não resultou em nenhuma solução viável“, lamentou Tarar.

Os conflitos na fronteira entre as duas nações começaram há duas semanas, quando os talibãs, que estão no poder no Afeganistão desde 2021, iniciaram uma ofensiva na fronteira após explosões em Cabul atribuídas ao Paquistão.

Um cessar-fogo, mediado pelo Catar, foi estabelecido há cerca de dez dias, interrompendo os combates, que resultaram em feridos civis.

A fronteira entre ambos os países está fechada há duas semanas, permitindo apenas a passagem de migrantes afegãos expulsos do Paquistão.

O Paquistão, enfrentando um aumento de ataques contra suas forças de segurança, expressou a esperança de que as negociações convençam o Afeganistão a não acolher em seu território “grupos terroristas” que atuam contra o Paquistão.

Cabul nega fornecer apoio a essas organizações e afirma que deseja manter a integridade territorial do Afeganistão.

Um “último esforço”, de acordo com afirmativas do lado paquistanês, foi realizado na terça-feira para tentar alcançar um entendimento, “apesar da obstinação dos talibãs”.

Fontes da mídia afegã relataram que os talibãs consideram as exigências pakistani como “irracionais e inaceitáveis“, mas garantiram, entretanto, que as negociações “ainda são a melhor alternativa para resolver o conflito”.

O ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja Asif, alertou durante o final de semana que uma “guerra aberta” pode ser desencadeada caso as conversações não tragam resultados concretos.

“Iremos continuar a adotar todas as medidas necessárias para proteger nossa população da ameaça terrorista”, garantiu hoje Attaulah Tarar, prometendo “eliminar os terroristas, suas bases, cúmplices e patrocinadores”. Até o momento, Cabul não se manifestou.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.