Quase 20 mil voluntários participarão no peditório anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que se realiza de quinta-feira a domingo em todo o território nacional, com o objetivo de arrecadar fundos para apoiar pacientes oncológicos e suas famílias.
De acordo com o presidente da LPCC, Vitor Veloso, os portugueses demonstram ser uma população solidária, embora reconheça que está a tornar-se cada vez mais desafiador realizar peditórios nas ruas, devido ao aumento de iniciativas semelhantes por parte de organizações que não apresentam transparência nas suas contas e são movidas por interesses pessoais.
Os voluntários que iniciarão o peditório na quinta-feira estarão vestindo coletes da LPCC e transportarão uma caixa azul para a coleta de donativos.
No ano de 2024, as doações arrecadadas auxiliaram cerca de 23 mil pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade, um número que tem crescido, assim como o montante disponível, que alcançou quase 1,8 milhões de euros, principalmente para medicamentos e necessidades alimentares.
A Liga Contra o Cancro também oferece consultas gratuitas em unidades de psico-oncologia, compostas por psicólogos clínicos especializados na área, com um total de 20 mil atendimentos para pacientes e suas famílias em 2024, representando um aumento de 20% em relação a 2023.
Além do suporte a pacientes e familiares, os fundos arrecadados pela LPCC são direcionados para promover ações de prevenção e rastreamento do câncer, além de financiar projetos de pesquisa científica.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados