cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraCIGMA abraçou a proposta Digital Shift da ARDITI: Câmara Municipal do Funchal foi a única na Região a participar do programa, com foco na Evolução Digital.

CIGMA abraçou a proposta Digital Shift da ARDITI: Câmara Municipal do Funchal foi a única na Região a participar do programa, com foco na Evolução Digital.

Desenvolvido para auxiliar empresas locais na implementação de estratégias digitais efetivas, na melhoria de processos e na identificação de novas
CIGMA abraçou a proposta Digital Shift da ARDITI: Câmara Municipal do Funchal foi a única na Região a participar do programa, com foco na Evolução Digital.

Desenvolvido para auxiliar empresas locais na implementação de estratégias digitais efetivas, na melhoria de processos e na identificação de novas oportunidades de inovação de forma prática e alinhada à realidade regional, a ARDITI lançou o Digital Shift, um programa gratuito e intensivo que ocorreu nas últimas três sextas-feiras e que culminou hoje, 14 de novembro, com o tema “Pessoas, Dados, Tecnologia & Ecossistemas”, visando fomentar a transformação digital das Pequenas e Médias Empresas da Região Autónoma da Madeira (RAM).

Um dos momentos destacados do programa foi a visita a instituições de destaque que já lideram a transformação digital, proporcionando oportunidades de networking e troca de experiências entre empresas e especialistas. Na manhã de hoje, ocorreu uma visita ao CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma, importante na estratégia de Transformação Digital da Câmara Municipal do Funchal, que também busca aprimorar a assistência e a conexão com os cidadãos, contando com a presença do vice-presidente da CMF, Carlos Rodrigues.

Desde a sua fundação, o CIGMA tem se comprometido com a transformação digital, integrando o atendimento telefônico à gestão de diversas plataformas digitais – CMFOnline (oferecendo serviços digitalizados e simplificados, contando com cerca de 36.000 cidadãos registrados que acessam uma variedade de serviços online e interagem com a autarquia), Funchal Alerta, mapa Infomobilidade (integrado à plataforma de mobilidade WAZE), entre outros. Hoje, é possível aos cidadãos resolverem diversos assuntos em horários amplos, de qualquer lugar e a partir de dispositivos fixos ou móveis.

Aproximadamente 80% das interações diárias dos cidadãos com a autarquia passam pelo CIGMA, que já registrou mais de 100.000 chamadas telefônicas, com altos índices de satisfação dos usuários. É a única autarquia da RAM a oferecer um horário estendido das 08h às 22h, funcionando todos os dias da semana.

Simultaneamente, para promover a literacia digital dos cidadãos e divulgar as opções de serviços não presenciais da autarquia, o CIGMA tem implementado uma série de iniciativas no projeto “Smart People – Smart City”, que este ano foi agraciado com o Prêmio Portugal Smart Cities, no principal evento nacional sobre Territórios Inteligentes.

Esta estratégia, que é uma prioridade da autarquia, está alinhada com as importantes conquistas do CIGMA desde o ano passado, incluindo a Certificação do Selo de Qualidade da APCC – Associação Portuguesa de Contact Centers, sendo a única no país a alcançar tal nível, o que resultou posteriormente em um prêmio nos APCC Best Awards 2024, na categoria “Serviços” (sendo a única autarquia nacional a ser agraciada e a única entre os premiados cuja operação não é realizada por terceirizados, mas totalmente conduzida por funcionários do município). No âmbito da Estratégia Nacional Territórios Inteligentes, o CIGMA foi duplamente homenageado em nível nacional, conquistando por duas vezes consecutivas o Prêmio Smart Cities – António Almeida Henriques, 2024 e 2025, na categoria “Transformação Digital”.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.