
Desenvolvido para auxiliar empresas locais na implementação de estratégias digitais efetivas, na melhoria de processos e na identificação de novas oportunidades de inovação de forma prática e alinhada à realidade regional, a ARDITI lançou o Digital Shift, um programa gratuito e intensivo que ocorreu nas últimas três sextas-feiras e que culminou hoje, 14 de novembro, com o tema “Pessoas, Dados, Tecnologia & Ecossistemas”, visando fomentar a transformação digital das Pequenas e Médias Empresas da Região Autónoma da Madeira (RAM).
Um dos momentos destacados do programa foi a visita a instituições de destaque que já lideram a transformação digital, proporcionando oportunidades de networking e troca de experiências entre empresas e especialistas. Na manhã de hoje, ocorreu uma visita ao CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma, importante na estratégia de Transformação Digital da Câmara Municipal do Funchal, que também busca aprimorar a assistência e a conexão com os cidadãos, contando com a presença do vice-presidente da CMF, Carlos Rodrigues.
Desde a sua fundação, o CIGMA tem se comprometido com a transformação digital, integrando o atendimento telefônico à gestão de diversas plataformas digitais – CMFOnline (oferecendo serviços digitalizados e simplificados, contando com cerca de 36.000 cidadãos registrados que acessam uma variedade de serviços online e interagem com a autarquia), Funchal Alerta, mapa Infomobilidade (integrado à plataforma de mobilidade WAZE), entre outros. Hoje, é possível aos cidadãos resolverem diversos assuntos em horários amplos, de qualquer lugar e a partir de dispositivos fixos ou móveis.
Aproximadamente 80% das interações diárias dos cidadãos com a autarquia passam pelo CIGMA, que já registrou mais de 100.000 chamadas telefônicas, com altos índices de satisfação dos usuários. É a única autarquia da RAM a oferecer um horário estendido das 08h às 22h, funcionando todos os dias da semana.
Simultaneamente, para promover a literacia digital dos cidadãos e divulgar as opções de serviços não presenciais da autarquia, o CIGMA tem implementado uma série de iniciativas no projeto “Smart People – Smart City”, que este ano foi agraciado com o Prêmio Portugal Smart Cities, no principal evento nacional sobre Territórios Inteligentes.
Esta estratégia, que é uma prioridade da autarquia, está alinhada com as importantes conquistas do CIGMA desde o ano passado, incluindo a Certificação do Selo de Qualidade da APCC – Associação Portuguesa de Contact Centers, sendo a única no país a alcançar tal nível, o que resultou posteriormente em um prêmio nos APCC Best Awards 2024, na categoria “Serviços” (sendo a única autarquia nacional a ser agraciada e a única entre os premiados cuja operação não é realizada por terceirizados, mas totalmente conduzida por funcionários do município). No âmbito da Estratégia Nacional Territórios Inteligentes, o CIGMA foi duplamente homenageado em nível nacional, conquistando por duas vezes consecutivas o Prêmio Smart Cities – António Almeida Henriques, 2024 e 2025, na categoria “Transformação Digital”.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados