cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraSimposio estabelece transformação com a Corporação de Socorristas

Simposio estabelece transformação com a Corporação de Socorristas

O líder da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, declarou neste sábado que o Congresso, que está a ser
Simposio estabelece transformação com a Corporação de Socorristas

O líder da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, declarou neste sábado que o Congresso, que está a ser realizado em Alcobaça, deve constituir um marco decisivo para a área, que necessita da valorização profissional e da dignificação das associações.

“A tarefa dos bombeiros portugueses é demasiado ilustre para ser condicionada por limitações ou pela indiferença”, frisou António Nunes durante o seu discurso de abertura do 45.º Congresso Nacional da LBP.

António Nunes instou o setor a batalhar: “Pela modernização dos nossos recursos, pela valorização das carreiras dos bombeiros, pela dignificação das nossas associações de ajuda e do voluntariado que as sustenta”.

No evento, aberto neste sábado pelo primeiro-ministro, Luis Montenegro, em Alcobaça, no distrito de Leiria, o presidente da Liga enfatizou que “a função dos bombeiros portugueses é demasiado sublime para ficar à mercê de limitações, da burocracia ou da indiferença”, argumentando que “este congresso deve ter a determinação e a ambição de se tornar um ponto de viragem”.

Na visão de António Nunes, os bombeiros portugueses não devem mais aceitar “diagnósticos repetitivos, sem soluções claras e consensuais”, apontando que chegou o momento de “exigir ação”.

“Não temos mais espaço para a passividade”, afirmou, convocando os cerca de 700 participantes presentes a “lutar pela justiça, pela dignidade e pelo reconhecimento” que considera merecido pelos bombeiros, um setor cujo empenho não deve ser “subestimado” e que não pode aceitar “ajudas insuficientes, promessas adiadas e reconhecimentos que jamais chegam”.

Reconhecendo que a indignação dos bombeiros portugueses “é válida e oportuna”, o presidente da LBP afirmou que esses profissionais “estão extremamente preocupados, céticos, e precisam de reencontrar motivos para crer” na implementação de um vasto leque de medidas que assegurem a sobrevivência da área.

A LBP reivindica ações relacionadas ao financiamento das corporações, à valorização de carreiras e aos apoios ao voluntariado, assuntos que serão debatidos nas 16 moções ao longo dos dois dias de congresso, envolvendo membros da direção e comando das associações humanitárias de todo o país.

Denominado neste sábado como “o congresso da afirmação”, o encontro poderá resultar na definição de ações de protesto, que podem incluir manifestações públicas junto dos órgãos de soberania ou a deposição de capacetes na escadaria da Assembleia da República, e uma paralisação em que, durante alguns minutos, os bombeiros não respondem a ocorrências.

A Liga é composta por 436 associações humanitárias de bombeiros que operam em todo o país.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.