cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoVaticano introduz projetos de solidariedade, abrangendo suporte à Ucrânia

Vaticano introduz projetos de solidariedade, abrangendo suporte à Ucrânia

O Papa Leão XIV realiza uma "missão de esperança" em Kharkiv, com a Santa Sé a abrir uma nova unidade
Vaticano introduz projetos de solidariedade, abrangendo suporte à Ucrânia

O Papa Leão XIV realiza uma “missão de esperança” em Kharkiv, com a Santa Sé a abrir uma nova unidade de saúde, o Ambulatório “San Martino”

Cidade do Vaticano, 12 de novembro de 2025 (Ecclesia) – Os Dicastérios para o Serviço da Caridade e para a Evangelização, pertencentes à Santa Sé, estão a desenvolver diversas ações de solidariedade em nível local, nacional e internacional, em comemoração ao Dia Mundial dos Pobres 2025, que ocorrerá neste domingo.

O Vaticano anunciou que, em virtude da “alta demanda por assistência médica”, será inaugurado um novo ambulatório, o “San Martino”, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres 2025, que corresponde à sua nona edição, em parceria com a Direção de Saúde e Higiene do Governatorato da Cidade do Vaticano.

O ambulatório “San Martino” contará com duas novas salas de atendimento equipadas com “tecnologia de ponta” e um novo serviço de radiologia; o aparelho de raios X permitirá diagnósticos “rápidos e precisos” de fraturas, doenças degenerativas, tumores, pneumonias, cálculos e obstruções intestinais, “todas condições frequentemente esquecidas por aqueles que vivem na pobreza”.

No setor da saúde, o Dicastério para o Serviço da Caridade da Santa Sé está a promover a abertura extraordinária do ambulatório Mãe de Misericórdia, situado na colunata de Bernini, na Praça de São Pedro, nesta semana que precede o Dia Mundial dos Pobres.

Este ambulatório oferece assistência médica gratuita para pessoas em situação de rua e em situação de vulnerabilidade até o dia 15 de novembro, funcionando das 08h00 às 18h00. Serão disponibilizadas consultas médicas gerais e especializadas, atendimentos odontológicos, vacinas contra a gripe e exames de sangue, além de próteses dentárias móveis, óculos, aparelhos auditivos e medicamentos que serão entregues diretamente a quem necessitar.

Inaugurado pelo Papa Francisco em dezembro de 2018, o Ambulatório Mãe de Misericórdia já realizou 102.060 atendimentos de saúde e distribuiu 141.200 pacotes de medicamentos, prestando mensalmente “mais de 2 mil serviços de saúde”, por meio do trabalho de inúmeros voluntários – 120 médicos, enfermeiros e técnicos de saúde -, assistindo “cerca de 10 mil pessoas em situação de pobreza, de 139 nacionalidades distintas”.

O Vaticano destaca outra iniciativa “muito significativa” em relação ao 9.º Dia Mundial dos Pobres: a criação da “Lavanderia de São Francisco de Assis” em Parma, um espaço que oferece “serviços de chuveiro” onde pessoas em situação de rua e em necessidade podem contar gratuitamente com “tudo o que precisam para a higiene pessoal e lavagem de roupas”; este serviço foi estabelecido em colaboração com a Cáritas local e uma multinacional especializada em produtos de consumo e higiene.

O Papa Leão XIV também organizará uma nova “missão de esperança” para a Ucrânia, desta vez enviando um caminhão com “bens essenciais, vestuário e cobertores quentes” para a população de Kharkiv, “uma das cidades mais prejudicadas pela guerra” que teve início em fevereiro de 2022, com a invasão russa.

Por sua vez, o Dicastério para a Evangelização, “como de costume”, continua a apoiar as famílias financeiramente vulneráveis, oferecendo, por exemplo, ajuda para o pagamento de contas e vales para compras em supermercados, iniciativas solidárias que contam com a colaboração de diversas entidades.

O Dia Mundial dos Pobres 2025 está inserido nas celebrações do Jubileu dos Pobres do Ano Santo 2025, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de novembro.

No domingo, 16 de novembro, o Papa compartilhará um almoço com 1300 pessoas em situação de vulnerabilidade e pobreza, neste 9.º Dia Mundial dos Pobres. Leão XIV escolheu como tema para sua primeira mensagem ‘Tu és a minha esperança’ (cf. Sl 71,5), retirado do livro dos Salmos.

O Dia Mundial dos Pobres foi estabelecido na Igreja Católica através da carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’, publicada no conclusão do Jubileu da Misericórdia (2016), sendo celebrado pela primeira vez no ano seguinte.

CB/OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.