
No dia de hoje, 19 de novembro, comemoramos o Dia Internacional do Saneamento Básico, uma data reconhecida pela ONU desde 2013, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de garantir a todos os cidadãos acesso a instalações sanitárias adequadas e a serviços de saneamento que assegurem a coleta, direcionamento e tratamento apropriado das águas residuais domiciliárias.
Pelo fato de a maior parte da população em Portugal já ter acesso a sistemas de saneamento adequados, essa data acaba, compreensivelmente, passando despercebida.
Recentemente, a Câmara Municipal do Funchal tem investido significativamente na área de Saneamento Básico. Entre os principais investimentos, destacam-se a modernização da ETAR do Campo Almirante Reis, com 3,3 milhões de euros, a construção da Estação Elevatória de Águas Residuais dos Socorridos, orçada em 2 milhões de euros, e a construção da Estação de Tratamento Primário do Vale do Lazareto, com um investimento de 19 milhões de euros. Além disso, estão sendo elaborados projetos para a reabilitação das Estações Elevatórias do Gavinas e do Monumental-Lido.
Outra iniciativa importante do Município do Funchal é o desenvolvimento do Plano Estratégico de Saneamento da Cidade, que certamente servirá como referência para as futuras necessidades de drenagem e tratamento de águas residuais na área.
Entretanto, é uma realidade que a forma como os sistemas de saneamento básico são utilizados nem sempre é adequada, muitas vezes confundindo a sanita com uma lata de lixo.
De fato, o uso impróprio dos sistemas domésticos de esgoto gera complicações na gestão das redes públicas, causando entupimentos, poluição das águas e custos adicionais de manutenção. As tubulações internas também enfrentam problemas quando mal utilizadas, resultando em obstruções que demandam serviços de desentupimento ou reparos dispendiosos.
A Câmara Municipal do Funchal reforça que a sanita, a pia, a banheira e o lavatório não devem ser usados como lixeiras. Na sanita, apenas papel higiénico deve ser descartado. Todos os outros resíduos (como lenços, cotonetes, fio dental, produtos de higiene feminina, fraldas, medicamentos, cabelos, entre outros) devem ser colocados no lixo. E ao usar a pia, evite descartar óleos e restos de alimentos.
As tubulações de esgoto da sua residência, o sistema municipal de saneamento e o meio ambiente agradecerão.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados