cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaAtualmente, estão agendadas manifestações e serem realizadas em Almada, Setúbal e Barreiro em apoio ao SNS.

Atualmente, estão agendadas manifestações e serem realizadas em Almada, Setúbal e Barreiro em apoio ao SNS.

Diversas comissões de cidadãos marcaram para este sábado, à mesma hora, duas reuniões e uma marcha nas cidades de Almada,
Atualmente, estão agendadas manifestações e serem realizadas em Almada, Setúbal e Barreiro em apoio ao SNS.

Diversas comissões de cidadãos marcaram para este sábado, à mesma hora, duas reuniões e uma marcha nas cidades de Almada, Setúbal e Barreiro, em apoio ao Serviço Nacional de Saúde. Esta ação é organizada em colaboração com a União de Sindicatos de Setúbal/CGTP IN.

“Não podemos aceitar o fechamento de serviços de urgência e especialidades nos hospitais da região. É fundamental aumentar a contratação de profissionais, além de investir e valorizar o Serviço Nacional de Saúde”, afirmam as organizações em um apelo à população para participar das atividades agendadas para as 10:00 de sábado.

Em Setúbal, a reunião está programada para ocorrer nas proximidades do Hospital de S. Bernardo. Em Almada, o encontro está agendado para a Praça Urbano Tavares Rodrigues, no Feijó, e tem como objetivo protestar pela construção imediata do Centro de Saúde do Feijó.

De acordo com a Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Almada (CUSCA), o Centro de Saúde de Santo António, situado no Laranjeiro, atende desde 2013 duas áreas (Laranjeiro e Feijó) e opera em instalações que não possibilitam a oferta de um serviço de qualidade, “uma vez que são claramente inadequadas para atender ao número de utentes das duas freguesias”.

Em nota, a comissão de utentes destaca que, quando a Unidade do Laranjeiro foi erguida, houve o compromisso de construir um Centro de Saúde no Feijó, com a Câmara Municipal de Almada tendo disponibilizado um terreno localizado na Praça Urbano Tavares Rodrigues.

Em 2019, foi criada uma plataforma “Pela construção do Centro de Saúde no Feijó”, que se acompanhou de uma petição, apresentada na Assembleia da República (AR) em reunião plenária no dia 18 de junho de 2020. Em 3 de dezembro de 2021, o parlamento publicou uma resolução no Diário da República recomendando ao Governo a construção do centro em tempo hábil.
A edificação do Centro de Saúde do Feijó foi incorporada no Plano de Recuperação e Resiliência em 2023 e, com a descentralização das competências na saúde assumidas pelo Município em outubro de 2023, a Câmara de Almada publicou o edital do concurso no Diário da República em 27 de novembro de 2024.

“No entanto, apesar de todas essas iniciativas, o terreno permanece desocupado, e os prazos já passaram!”, destaca a comissão de utentes, acrescentando que “é urgente que tanto o Governo quanto a Câmara Municipal de Almada adotem, com caráter de urgência, as medidas necessárias para transformar o Centro de Saúde do Feijó em uma realidade concreta e não apenas em promessas e campanhas políticas”.

No Barreiro, no mesmo horário, a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro organizou uma concentração em conjunto com as comissões de utentes do Arco Ribeirinho, em frente ao Centro de Saúde da Baixa da Banheira, seguindo em seguida para o Hospital do Barreiro.

As comissões de utentes apontam que “o que está em questão são os constantes fechamentos intermitentes de algumas especialidades e serviços de urgência nos hospitais”.

Além disso, os utentes protestam contra a centralização dos serviços de urgência de obstetrícia no Hospital Garcia de Orta, alegando que isso compromete a assistência adequada às gestantes dos municípios de Sesimbra, Setúbal, Palmela, Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete.

As organizações ainda mencionam que há uma escassez de médicos de família na região e acusam o Governo de priorizar investimentos na saúde privada em detrimento da saúde pública em suas propostas orçamentárias.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.