cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraFunchal comemora o Dia Mundial das Cidades Aprendizes com eventos intergeracionais

Funchal comemora o Dia Mundial das Cidades Aprendizes com eventos intergeracionais

A cidade do Funchal antecipou as celebrações do Dia Internacional das Cidades Educativas, comemorado oficialmente no dia 30 de novembro,
Funchal comemora o Dia Mundial das Cidades Aprendizes com eventos intergeracionais

A cidade do Funchal antecipou as celebrações do Dia Internacional das Cidades Educativas, comemorado oficialmente no dia 30 de novembro, organizando um conjunto de atividades realizadas ontem e hoje no Funlab – Centro de Ciências Experimentais e na Horta Municipal.

As atividades contaram com a participação de crianças, jovens e idosos, totalizando 170 participantes.

Entre as ações, destaca-se o peddy paper intergeracional, que uniu estudantes de diversas escolas do Funchal e grupos de idosos, desafiando-os a colaborar, resolver tarefas e refletir sobre a sua cidade.

A vereadora responsável pela Educação, Helena Leal, participou das atividades na quinta-feira, 27 de novembro.

A autarca enfatizou que o programa demonstra o compromisso do Funchal com um dos princípios fundamentais da Carta das Cidades Educadoras, que defende a promoção da colaboração entre gerações e a valorização de projetos comuns compartilhados por pessoas de diversas idades.

<p“O Município do Funchal, parte da Rede Nacional das Cidades Educadoras, orienta suas ações por esse princípio, fomentando uma cidade que aprende com todas as faixas etárias, combate o isolamento social e estimula a convivência, o diálogo e o respeito entre gerações. Nosso objetivo é criar momentos enriquecedores entre as idades e garantir acesso à educação ao longo da vida”, ressaltou.

Helena Leal também destacou que a “cidade é um espaço educativo permanente, enfatizando o papel do Funlab e da Horta Municipal como locais de descoberta, aprendizado e experimentação”.

A vereadora reafirmou o compromisso do Município em assegurar uma “verdadeira Cidade Educadora, onde todos, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos, têm o direito à formação, à cultura, à participação e ao bem-estar”.

<p“Anseiamo por uma cidade inclusiva, participativa e solidária, onde cada pessoa conta e cada idade agrega valor”, finalizou.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.