cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoD. Pedro Fernandes liderou o encontro inaugural do Colégio Presbiteral

D. Pedro Fernandes liderou o encontro inaugural do Colégio Presbiteral

Reunião «identificou algumas diretrizes programáticas em busca de um discernimento pastoral para uma Igreja sinodal» Portalegre, 26 de novembro de
D. Pedro Fernandes liderou o encontro inaugural do Colégio Presbiteral

Reunião «identificou algumas diretrizes programáticas em busca de um discernimento pastoral para uma Igreja sinodal»

Portalegre, 26 de novembro de 2025 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco conduziu a primeira reunião do Conselho Presbiteral da diocese, ocorrida em 25 de novembro, apresentando “diretrizes programáticas” em torno do conceito de “Igreja sinodal”.

“Atendendo ao pedido do Conselho Presbiteral sobre as expectativas que possui para a Diocese, Dom Pedro delineou algumas diretrizes programáticas voltadas para um discernimento pastoral em uma Igreja sinodal, que representa um desafio para toda a instituição”, destaca o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

D. Pedro Fernandes também desejou ouvir os membros do Conselho Presbiteral sobre “sugestões importantes a serem consideradas em seu papel como principal Pastor da Diocese”.

D. Pedro Fernandes foi ordenado bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco em 16 de novembro, sucedendo D. Antonino Dias, que se aposentou por questões de idade.

Durante a reunião do Conselho Presbiteral, os conselheiros mencionaram atividades já planejadas na diocese, incluindo a celebração do 25º aniversário da ordenação episcopal de D. Antonino Dias, marcada para 21 de janeiro de 2026, e a forma de celebrar esse evento.

O comunicado informa que a reunião extraordinária do Conselho Presbiteral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, renovada pelo bispo diocesano após sua posse, serviu como uma ocasião para dar as “boas-vindas ao novo Bispo” e conhecer a “realidade da Igreja Diocesana no contexto específico dos cinco Arciprestados”: Abrantes, Castelo Branco, Ponte de Sor, Portalegre e Sertã.

“As discussões prosseguiram em um ambiente de conhecimento mútuo, e o Senhor Bispo D. Pedro compartilhou com o Conselho sua história de vida, destacando seu caminho de discernimento vocacional e sua trajetória como sacerdote Missionário Espiritano, especialmente em sua missão na Guiné e Moçambique.”

O novo bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco nasceu em 22 de junho de 1969, em Lisboa; iniciou o primeiro ano de Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e em 1988, integrou a comunidade de estudantes Espiritanos do Restelo, onde continuou seus estudos e desenvolveu atividades pastorais.

D. Pedro Fernandes, com 56 anos, era, até então, presidente do Conselho de Administração da Associação de Apoio Social ‘Anima Una’ (Braga).

O lema episcopal do novo bispo é ‘Um só coração, uma só alma’ (Cor Unum et Anima Una), extraído do livro dos Atos dos Apóstolos (4, 32b), e representa “a comunidade cristã primitiva”.

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco abrange 161 paróquias, distribuídas por cinco regiões (arciprestado de Abrantes 33 paróquias, de Castelo Branco 44, Ponte de Sor 27, Portalegre 22 e Sertã 35), contando com a colaboração de padres diocesanos e religiosos, religiosas, diáconos permanentes, três institutos seculares, associações, movimentos de leigos e 39 misericórdias.

PR

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.