
Última assembleia do presente período marcada pela inclusão de quatro novas instituições
Torres Vedras, 29 de novembro de 2025 (Ecclesia) – A Federação Solicitude concluiu nesta sexta-feira a última assembleia do atual período com a inclusão de quatro novas instituições, estendendo suas atividades à Diocese de Setúbal e fortalecendo a sua meta de representar as IPSS com inspiração cristã frente ao Estado.
A direção, reunida em Torres Vedras e liderada por José Parente, fez uma avaliação positiva dos anos recentes, caracterizados pelo empenho em assegurar que essas instituições preservem sua identidade distintiva.
“A nossa principal missão na Federação é apoiar as instituições a viverem sua própria identidade cristã (…) ajudando-as a compreender que não são apenas mais uma IPSS, mas sim obras sociais da Igreja com uma especificidade única”, ressaltou o responsável em declarações à Rádio Amparo, enviadas hoje à Agência ECCLESIA.
O encontro também teve como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelo setor social, principalmente a “forte dependência financeira” proveniente dos acordos de cooperação com o Estado, assim como a crescente dificuldade na gestão de pessoal.
José Parente destacou a dificuldade em “contratar e manter equipes estáveis” e o declínio do voluntariado como problemas centrais, ressaltando, por outro lado, o “papel crucial dos migrantes” para o funcionamento de muitas iniciativas sociais.
O responsável também chamou a atenção para a urgência de promover uma “verdadeira cultura do outro”, especialmente entre os jovens.
A Federação Solicitude visa se afirmar como uma “voz proativa” no diálogo com o Governo, sindicatos e a sociedade civil, defendendo os interesses e a identidade dos Centros Sociais Paroquiais.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados