
Uma investigação recente, realizada pela University College London (UCL) em parceria com o The Guardian, aponta que amplas regiões da Europa, principalmente no sul e centro, estão enfrentando uma drástica diminuição das reservas de água doce, incluindo as subterrâneas.
Os dados de satélites coletados entre 2002 e 2024, que monitoram variações no campo gravitacional da Terra, suscetíveis a alterações no volume de água armazenada, indicam que até mesmo os aquíferos, que sempre foram considerados mais protegidos das mudanças climáticas, estão apresentando perdas consideráveis.
Essa situação ocorre apesar de que, no âmbito global, o volume de água extraído (superficial e subterrânea) na União Europeia tenha caído entre 2000 e 2022; paradoxalmente, a extração de água subterrânea aumentou em 6%, motivada pelo abastecimento público e pela prática agrícola.
O padrão observado pelos pesquisadores revela uma nítida divisão geográfica: enquanto o norte e o noroeste da Europa — englobando regiões da Escandinávia, partes do Reino Unido e áreas do noroeste da Península Ibérica, como Portugal — têm percebido um aumento da umidade, vastas extensões do sul e sudeste do continente estão secando rapidamente.
Isso não implica que Portugal esteja a salvo: o risco de escassez hídrica se intensifica em um cenário onde transformações nos padrões de precipitação — com chuvas cada vez mais intensas e desiguais e longos períodos de seca — diminuem a recarga natural dos aquíferos.
Os especialistas alertam que a contínua perda das reservas de água subterrânea pode acarretar “consequências duradouras” para a segurança hídrica, a agricultura, a produção de alimentos e os ecossistemas que dependem da água subterrânea.
A situação evidencia que os efeitos das mudanças climáticas já são perceptíveis não apenas nas regiões tradicionalmente vulneráveis, mas também em áreas mais temperadas da Europa.
O The Guardian e a UCL consideram esse fenômeno um sinal de alerta urgente: é essencial reavaliar a gestão dos recursos hídricos, promover a eficiência no uso da água, minimizar perdas nas infraestruturas e implementar políticas de reutilização e planejamento sustentável, para evitar uma crise hídrica em grande escala.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados