cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoNovo volume desvenda «segredos» de uma instituição que apresentou uma Congregação com «habilidade e originalidade»

Novo volume desvenda «segredos» de uma instituição que apresentou uma Congregação com «habilidade e originalidade»

Rosa Pedroso Lima é a autora da obra «Recordar Francisco», que traz recordações da «máquina» que acompanhou a visita do
Novo volume desvenda «segredos» de uma instituição que apresentou uma Congregação com «habilidade e originalidade»

Rosa Pedroso Lima é a autora da obra «Recordar Francisco», que traz recordações da «máquina» que acompanhou a visita do Papa a Lisboa.

Lisboa, 02 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – Rosa Pedroso Lima, a representante da JMJ Lisboa 2023, destacou que o Papa Francisco escolheu a capital portuguesa para transmitir “quase uma síntese do seu pontificado”, num evento caracterizado pela “inclusão e pela importância do diálogo”.

“Ao rever as mensagens do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, nota-se a inclusão, o valor da conversa, o chamado à paz, a motivação para a ousadia e o enfrentamento do medo, encarando a vida como uma missão para que cada um, à sua maneira, possa ajudar a melhorar o mundo”, afirmou à Agência ECCLESIA.

A jornalista recorda que os primeiros dias de agosto de 2023 foram “intensos e significativos para todos nós, para Portugal, para o mundo e para a Igreja”.

Rosa Pedroso Lima revelou que deixar de contar os “bastidores desta máquina” seria uma “omissão profissional”, dado o caráter histórico do momento.

“Foi um privilégio poder adentrar nesta máquina, nesses bastidores e relatar as minhas observações”, pois encontrou “uma Igreja que desconhecia”, repleta de “iniciativa, coragem, criatividade e energia”, acrescentou.

Apesar de estar na fase final da preparação da JMJ2023, a autora do livro enfatiza que a “máquina estava operando a uma velocidade extraordinária” e teve a “oportunidade de testemunhar o esforço monumental realizado por todos”.

“Esses leigos que se dedicaram são, de fato, um exemplo e um legado para a Igreja Portuguesa. Há uma energia e uma criatividade que não devem ser desperdiçadas”, ressaltou Rosa Pedroso Lima em uma entrevista ao Programa ECCLESIA exibido hoje na RTP2.

Histórias “extremamente bem-sucedidas” que só foram viáveis “graças ao empenho destes anônimos, os verdadeiros protagonistas da jornada”, são narradas no livro ‘Recordar Francisco. A última jornada do Papa’.

A publicação, ilustrada com diversas fotografias e publicada pela ‘ContraPonto’, conta com um prefácio do cardeal D. Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa, e um posfácio do cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, ambos envolvidos na organização da JMJ 2023.

HM/LFS/OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.