cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoD. José Traquina avisa sobre poderes de persuasão que fazem o indivíduo perder o interesse pelo coletivo

D. José Traquina avisa sobre poderes de persuasão que fazem o indivíduo perder o interesse pelo coletivo

O bispo da diocese conduziu a celebração da Imaculada Conceição e oficializou no ministério de leitor dois postulantes ao diaconado
<p>D. José Traquina avisa sobre “poderes de persuasão que fazem o indivíduo perder o interesse pelo coletivo”</p>

O bispo da diocese conduziu a celebração da Imaculada Conceição e oficializou no ministério de leitor dois postulantes ao diaconado permanente.

Santarém, 09 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – Na segunda-feira, 8 de dezembro, o bispo de Santarém presidiu à celebração da Imaculada Conceição, onde destacou, na homilia da Missa, “as influências que podem levar o indivíduo a desinteressar-se pelo bem coletivo”.

Ao abordar a história de Adão e Eva, presente no livro do Gênesis, D. José Traquina mencionou que “a serpente simboliza todas as forças que induzem a pessoa ao egocentrismo, injustiça e autoritarismo”.

“A desobediência, a arrogância, a incapacidade de ouvir, a imprudência e a tentação da autossuficiência representam a influência da ‘serpente’ na primeira leitura”, declarou.

O bispo de Santarém enfatizou que “a carência de autêntico amor gera uma ansiedade por poder” e criticou a situação atual, “marcada por guerras, conflitos e violências, que suscitam preocupações quanto à paz mundial”.

“Hoje, contemplamos a obra divina na Virgem Santa Maria; ela foi preservada do pecado desde sua concepção. Isso nos serve como um incentivo e uma defensora da obediência à vontade de Deus, assim, em um mundo repleto de ‘serpentes’ enganadoras, todos na Igreja encontram em Nossa Senhora uma Mãe, um exemplo de Fé, uma intercessora e uma motivadora de lealdade”, afirmou.

D. José Traquina também mencionou a instituição de dois candidatos ao diaconado permanente, José Casimiro e Augusto Costa, enfatizando que sua missão é a proclamiação da Palavra de Deus.

“Ao anunciarem a Palavra de Deus a outros, que a recebam também com docilidade ao Espírito Santo; que a meditem com atenção, para assim adquirir cada vez mais o doce e vivo amor da Sagrada Escritura e, por meio de suas vidas, manifestem o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse D. José Traquina.

PR

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.