
O bispo da diocese conduziu a celebração da Imaculada Conceição e oficializou no ministério de leitor dois postulantes ao diaconado permanente.
Santarém, 09 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – Na segunda-feira, 8 de dezembro, o bispo de Santarém presidiu à celebração da Imaculada Conceição, onde destacou, na homilia da Missa, “as influências que podem levar o indivíduo a desinteressar-se pelo bem coletivo”.
Ao abordar a história de Adão e Eva, presente no livro do Gênesis, D. José Traquina mencionou que “a serpente simboliza todas as forças que induzem a pessoa ao egocentrismo, injustiça e autoritarismo”.
“A desobediência, a arrogância, a incapacidade de ouvir, a imprudência e a tentação da autossuficiência representam a influência da ‘serpente’ na primeira leitura”, declarou.
O bispo de Santarém enfatizou que “a carência de autêntico amor gera uma ansiedade por poder” e criticou a situação atual, “marcada por guerras, conflitos e violências, que suscitam preocupações quanto à paz mundial”.
“Hoje, contemplamos a obra divina na Virgem Santa Maria; ela foi preservada do pecado desde sua concepção. Isso nos serve como um incentivo e uma defensora da obediência à vontade de Deus, assim, em um mundo repleto de ‘serpentes’ enganadoras, todos na Igreja encontram em Nossa Senhora uma Mãe, um exemplo de Fé, uma intercessora e uma motivadora de lealdade”, afirmou.
D. José Traquina também mencionou a instituição de dois candidatos ao diaconado permanente, José Casimiro e Augusto Costa, enfatizando que sua missão é a proclamiação da Palavra de Deus.
“Ao anunciarem a Palavra de Deus a outros, que a recebam também com docilidade ao Espírito Santo; que a meditem com atenção, para assim adquirir cada vez mais o doce e vivo amor da Sagrada Escritura e, por meio de suas vidas, manifestem o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse D. José Traquina.
PR
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados