
A Unidade de Saúde Local (USL) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência para Saúde Sazonal – Módulo Inverno em resposta ao aumento da procura por serviços de saúde e à necessidade de fortalecer a capacidade de atendimento.
De acordo com notícias divulgadas hoje pela agência Lusa, a ativação do nível 1 (de um total de quatro níveis) ocorreu na quinta-feira e foi motivada “pela crescente procura nos serviços de saúde, especialmente em casos respiratórios, e pela urgência em aumentar a capacidade assistencial durante períodos de maior demanda”.
“O nível 1 é ativado quando há um crescimento contínuo na procura, especialmente na hospitalização, e requer a implementação de várias medidas de reforço”, esclareceu a USL.
Entre as ações adotadas estão “o aumento do número de leitos em serviços previamente designados, o reforço temporário das equipes de profissionais de saúde, a aceleração das altas médicas – priorizando que ocorram antes do meio-dia – e a transferência de pacientes já liberados, mas com dificuldades sociais”, para o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.
A USL acrescentou que, “para melhorar a gestão dos fluxos e garantir uma resposta mais eficiente, os pacientes com menor gravidade clínica estão sendo encaminhados para o Hospital de Pombal”.
A USL também pediu à população que, durante este inverno, utilize o serviço de urgência apenas para casos realmente urgentes e que entre em contato sempre com a Linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir a este serviço.
A área de atuação da USL da Região de Leiria abrange os concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. A unidade inclui três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e 10 centros de saúde.
Portugal entrou em uma fase epidêmica de gripe com tendência ascendente, registrando um aumento de casos confirmados, incluindo internações em unidades de terapia intensiva, destacou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa).
“Os dados referentes à atividade gripal na temporada 2025-26 (…) mostraram que na semana 48, iniciada em 24 de novembro, a atividade gripal é considerada epidêmica”, informou à agência Lusa Raquel Guiomar, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do Insa.
Segundo a pesquisadora, nas últimas duas a três semanas, houve “um aumento no número de casos confirmados laboratorialmente de infecção pelo vírus da gripe” reportados pela Rede de Médicos Sentinela.
O Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe e outros Vírus Respiratórios do Insa, que foi divulgado hoje, revela que na semana de 24 a 30 de novembro houve um aumento na taxa de incidência das infecções respiratórias agudas graves em comparação com as semanas anteriores, alcançando 10,5 casos por 100.000 habitantes.
Os grupos etários de zero a quatro anos e de 65 anos ou mais foram os que apresentaram o maior aumento, com este último grupo apresentando a maior taxa.
Nesta semana, foram registrados 82 casos graves de infecção respiratória aguda nas USLs que enviaram dados, com 10 internações em unidades de terapia intensiva reportadas.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados