cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaCrescimento da demanda faz ULS da Área de Leiria implementar estratégia de emergência

Crescimento da demanda faz ULS da Área de Leiria implementar estratégia de emergência

A Unidade de Saúde Local (USL) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência para Saúde
<p>Crescimento da demanda faz ULS da Área de Leiria implementar estratégia de emergência</p>

A Unidade de Saúde Local (USL) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência para Saúde Sazonal – Módulo Inverno em resposta ao aumento da procura por serviços de saúde e à necessidade de fortalecer a capacidade de atendimento.

De acordo com notícias divulgadas hoje pela agência Lusa, a ativação do nível 1 (de um total de quatro níveis) ocorreu na quinta-feira e foi motivada “pela crescente procura nos serviços de saúde, especialmente em casos respiratórios, e pela urgência em aumentar a capacidade assistencial durante períodos de maior demanda”.

“O nível 1 é ativado quando há um crescimento contínuo na procura, especialmente na hospitalização, e requer a implementação de várias medidas de reforço”, esclareceu a USL.

Entre as ações adotadas estão “o aumento do número de leitos em serviços previamente designados, o reforço temporário das equipes de profissionais de saúde, a aceleração das altas médicas – priorizando que ocorram antes do meio-dia – e a transferência de pacientes já liberados, mas com dificuldades sociais”, para o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.

A USL acrescentou que, “para melhorar a gestão dos fluxos e garantir uma resposta mais eficiente, os pacientes com menor gravidade clínica estão sendo encaminhados para o Hospital de Pombal”.

A USL também pediu à população que, durante este inverno, utilize o serviço de urgência apenas para casos realmente urgentes e que entre em contato sempre com a Linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir a este serviço.

A área de atuação da USL da Região de Leiria abrange os concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. A unidade inclui três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e 10 centros de saúde.

Portugal entrou em uma fase epidêmica de gripe com tendência ascendente, registrando um aumento de casos confirmados, incluindo internações em unidades de terapia intensiva, destacou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa).

“Os dados referentes à atividade gripal na temporada 2025-26 (…) mostraram que na semana 48, iniciada em 24 de novembro, a atividade gripal é considerada epidêmica”, informou à agência Lusa Raquel Guiomar, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do Insa.

Segundo a pesquisadora, nas últimas duas a três semanas, houve “um aumento no número de casos confirmados laboratorialmente de infecção pelo vírus da gripe” reportados pela Rede de Médicos Sentinela.

O Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe e outros Vírus Respiratórios do Insa, que foi divulgado hoje, revela que na semana de 24 a 30 de novembro houve um aumento na taxa de incidência das infecções respiratórias agudas graves em comparação com as semanas anteriores, alcançando 10,5 casos por 100.000 habitantes.

Os grupos etários de zero a quatro anos e de 65 anos ou mais foram os que apresentaram o maior aumento, com este último grupo apresentando a maior taxa.

Nesta semana, foram registrados 82 casos graves de infecção respiratória aguda nas USLs que enviaram dados, com 10 internações em unidades de terapia intensiva reportadas.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.