
O bispo liderou a cerimônia de ordenação na catedral local, introduzindo um novo sacerdote e seis diáconos.
Porto, 09 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto esteve à frente das ordenações de seis diáconos e um sacerdote, na data que celebra a Imaculada Conceição, enfatizando a necessidade de atenção às situações de vulnerabilidade.
“Na missão de servir no altar, mas, acima de tudo, aos mais necessitados da sociedade, encontrareis muitas cruzes e muitos que sofrem. Não os evitem. Fiquem ao lado deles para aliviá-los, consolá-los e promovê-los,” destacou na homilia durante a cerimônia realizada na Catedral do Porto.
“Um diácono que não entra em contato com a pobreza não exerce de fato sua função ordenada,” complementou D. Manuel Linda, conforme citado pelo jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.
O bispo ressaltou que a postura dos novos clérigos deve ser caracterizada pela alegria e acolhimento, rejeitando uma obediência cega ou meramente funcional.
“A obediência e a cooperação de um discípulo não são as mesmas de um soldado; nosso ‘sim’ deve surgir de um coração alegre, generoso, sincero e acolhedor,” afirmou.
Ele pediu que estivessem disponíveis para “erguer aqueles que estão caídos” e estivessem prontos para “oferecer razões para a esperança.”
Colocando a cerimônia no contexto do tempo litúrgico do Advento, que prepara a festa do Natal, D. Manuel Linda desafiou os ordenados a se tornarem “pessoas voltadas para o futuro.”

Do Seminário Maior do Porto, foram ordenados os diáconos José Manuel Silvares Máximo (Abragão, Penafiel) e Rui Filipe Ribeiro Soares (Ermesinde, Valongo).
Do Seminário ‘Redemptoris Mater’, receberam o diaconado Isaias Higuera (Fresno, EUA) e João Nuno Marques Silva (Funchal).
Foi ainda ordenado diácono António José Nunes Clemente, da Congregação da Missão, e António Armindo Gomes de Sousa (Nevogilde, Porto) para o diaconado permanente.
O diaconado é o primeiro nível do Sacramento da Ordem (diaconado, sacerdócio, episcopado), atualmente reservado aos homens na Igreja Católica.
O Concílio Vaticano II (1962-1965) restituiu o diaconado permanente, ao qual podem acessar homens casados a partir dos 35 anos, algo que não se aplica ao sacerdócio.
A origem grega da palavra ‘diácono’ refere-se a alguém dedicado, na Igreja Católica, às atividades de caridade, à proclamação da Bíblia e ao desempenho de funções litúrgicas.
A celebração também comentou a ordenação sacerdotal de Pedro Ferreira de Almeida e Gonçalves Rodrigues, monge da Ordem de São Bento.
“Esforcem-se sempre para entrar nos corações das pessoas do nosso mundo como aqueles que abrem corações, para que a Palavra de Deus seja acolhida e aceite por todos,” concluiu D. Manuel Linda em sua homilia.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados