cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoD. Manuel Linda solicita atenção do clero aos vulneráveis da comunidade

D. Manuel Linda solicita atenção do clero aos vulneráveis da comunidade

O bispo liderou a cerimônia de ordenação na catedral local, introduzindo um novo sacerdote e seis diáconos. Foto: Diocese do
<p>D. Manuel Linda solicita atenção do clero aos «vulneráveis» da comunidade</p>

O bispo liderou a cerimônia de ordenação na catedral local, introduzindo um novo sacerdote e seis diáconos.

Foto: Diocese do Porto

Porto, 09 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto esteve à frente das ordenações de seis diáconos e um sacerdote, na data que celebra a Imaculada Conceição, enfatizando a necessidade de atenção às situações de vulnerabilidade.

“Na missão de servir no altar, mas, acima de tudo, aos mais necessitados da sociedade, encontrareis muitas cruzes e muitos que sofrem. Não os evitem. Fiquem ao lado deles para aliviá-los, consolá-los e promovê-los,” destacou na homilia durante a cerimônia realizada na Catedral do Porto.

“Um diácono que não entra em contato com a pobreza não exerce de fato sua função ordenada,” complementou D. Manuel Linda, conforme citado pelo jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.

O bispo ressaltou que a postura dos novos clérigos deve ser caracterizada pela alegria e acolhimento, rejeitando uma obediência cega ou meramente funcional.

“A obediência e a cooperação de um discípulo não são as mesmas de um soldado; nosso ‘sim’ deve surgir de um coração alegre, generoso, sincero e acolhedor,” afirmou.

Ele pediu que estivessem disponíveis para “erguer aqueles que estão caídos” e estivessem prontos para “oferecer razões para a esperança.”

Colocando a cerimônia no contexto do tempo litúrgico do Advento, que prepara a festa do Natal, D. Manuel Linda desafiou os ordenados a se tornarem “pessoas voltadas para o futuro.”

Foto: Diocese do Porto

Do Seminário Maior do Porto, foram ordenados os diáconos José Manuel Silvares Máximo (Abragão, Penafiel) e Rui Filipe Ribeiro Soares (Ermesinde, Valongo).

Do Seminário ‘Redemptoris Mater’, receberam o diaconado Isaias Higuera (Fresno, EUA) e João Nuno Marques Silva (Funchal).

Foi ainda ordenado diácono António José Nunes Clemente, da Congregação da Missão, e António Armindo Gomes de Sousa (Nevogilde, Porto) para o diaconado permanente.

O diaconado é o primeiro nível do Sacramento da Ordem (diaconado, sacerdócio, episcopado), atualmente reservado aos homens na Igreja Católica.

O Concílio Vaticano II (1962-1965) restituiu o diaconado permanente, ao qual podem acessar homens casados a partir dos 35 anos, algo que não se aplica ao sacerdócio.

A origem grega da palavra ‘diácono’ refere-se a alguém dedicado, na Igreja Católica, às atividades de caridade, à proclamação da Bíblia e ao desempenho de funções litúrgicas.

A celebração também comentou a ordenação sacerdotal de Pedro Ferreira de Almeida e Gonçalves Rodrigues, monge da Ordem de São Bento.

“Esforcem-se sempre para entrar nos corações das pessoas do nosso mundo como aqueles que abrem corações, para que a Palavra de Deus seja acolhida e aceite por todos,” concluiu D. Manuel Linda em sua homilia.

OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.