cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoNatal: Posto Emissor do Funchal celebra O Carnaval na nova localização pela primeira vez

Natal: Posto Emissor do Funchal celebra O Carnaval na nova localização pela primeira vez

A rádio mais antiga da Madeira modernizou suas instalações e conteúdo para continuar sendo a «companhia do cotidiano» Funchal, 13
<p>Natal: Posto Emissor do Funchal celebra «O Carnaval» na nova localização pela primeira vez</p>

A rádio mais antiga da Madeira modernizou suas instalações e conteúdo para continuar sendo a «companhia do cotidiano»

Funchal, 13 de dezembro de 2025 – O Posto Emissor do Funchal (PEF) reformulou suas instalações e sua programação com o objetivo de ser “o som mais agradável da cidade” e “companhia a cada dia”, apresentando, neste período festivo, uma grade de programação que celebra o Natal na Madeira.

“Com a inserção de novos programas, como ‘Energia de Mudança’, ‘Viagens’, ‘Motores em Antena’ e outros conteúdos que exploram um pouco da nossa cultura, como o ‘Coisas de Antigamente’, buscamos nos comunicar de modo a alcançar todos, utilizando uma linguagem mais acessível e menos técnica”, explicou Guilherme Teles, diretor do PEF, em uma conversa com a Agência ECCLESIA.

As novas instalações do PEF foram inauguradas em junho deste ano e, durante o período natalino, a rádio irá apresentar a preparação e as tradições da ‘Festa’, como é chamada a celebração do Natal na Madeira.

Segundo informações compartilhadas com a Agência ECCLESIA, o PEF realizou a “cobertura total” da ‘Expo Natal Madeira’, acompanhará os eventos das ‘Missas do Parto’, lançará as ‘Janelas da Festa’, um “calendário radiofônico que traz curiosidades e tradições madeirenses”, e também marcará presença nas noites do Mercado, que é bastante popular na Madeira.

O PEF foi fundado pelo engenheiro eletrotécnico Luiz Peter Clode e pelo médico William Edward Clode, iniciando suas transmissões em 1948 e, posteriormente, foi doado à Diocese do Funchal, que agora investiu em uma nova sede e em tecnologia moderna.

Guilherme Teles ressalta o “significativo investimento” da Diocese do Funchal, que posiciona a rádio em uma “perspectiva de transformação” e possibilita “uma experiência auditiva superior para aqueles que estão distantes e uma melhor presença no mercado digital”.

“Queremos ser a melhor sonoridade da cidade, também nos países onde as pessoas sentem saudade da nossa região”, afirmou o diretor do PEF, destacando o papel da rádio na comunidade madeirense no exterior através das transmissões online.

Para Luís Lemos Gomes, integrante do Conselho de Administração do PEF, a “reforma abrangente” realizada pela Diocese do Funchal nas instalações e na atualização tecnológica era indispensável e foi planejada “há muito tempo”, proporcionando recursos que permitem que a rádio continue a “cumprir sua missão”.

“Acredito que o PEF pode ser um canal de comunicação extremamente útil, e já está sendo. Temos programas e conteúdos que animam e representam nossas paróquias e as boas ações realizadas nelas, pois frequentemente essas iniciativas positivas não chegam ao conhecimento das pessoas”, destacou o administrador, que é também ecônomo diocesano.

O padre João Gonçalves, também membro do Conselho de Administração do PEF, enfatizou que a modernização da rádio e de seu conteúdo reflete a responsabilidade da Igreja Católica em investir na comunicação, caso contrário “deixa de cumprir sua missão maior”.

“A evangelização é essencialmente um processo de comunicação, em suas variadas formas. Portanto, se os meios de comunicação têm um papel fundamental na disseminação de informações e na mensagem a ser transmitida, então a Diocese do Funchal, caso queira prosseguir com seu projeto de evangelização, deve estar presente nos meios de comunicação com um canal que veicule os valores do Evangelho”, afirmou o sacerdote à Agência ECCLESIA.

O padre Gonçalves mencionou que a Diocese do Funchal “tem o compromisso de zelar por este veículo de comunicação social”, o mais antigo na Região Autónoma da Madeira, focando em uma “programação abrangente, mas sempre fundamentada na matriz católica”.

O sacerdote, que também é pároco da Paróquia de Curral das Freiras, afirmou que vê a sustentabilidade econômica da rádio “com muita tranquilidade” e acredita que a qualidade das transmissões “é uma garantia suficiente” para que o PEF “permaneça viável”.

Na história do Posto Emissor do Funchal está a publicação do Almanaque PEF, que chega à sua 31ª edição. Neste ano, está prevista também a realização de entrevistas exclusivas com candidatos às eleições presidenciais de 2026.

PR

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.