
Siga o nosso blog ao vivo sobre a conflito na Ucrânia
O chefe de Estado russo, Vladimir Putin, alertou nesta terça-feira que a Rússia está disposta a enfrentar uma guerra com a Europa, se essa for a intenção europeia, embora não a deseje.
“Não estamos a caminho da guerra com a Europa — já declarei isso várias vezes –, mas se a Europa de repente optar por lutar contra nós e iniciar o conflito, estamos prontos a fazê-lo”, declarou Putin a jornalistas, de acordo com a CNN.
“Se a Europa decidir entrar em guerra connosco e isso começar, rapidamente poderemos encontrar uma situação em que não existam mais negociações”, alertou.
Putin, que fez este aviso antes de se reunir com o emissário americano Steve Witkoff, acusou os europeus de tentarem frustrar os esforços dos Estados Unidos para encerrar o conflito na Ucrânia. “Eles não têm um plano de paz, estão do lado da guerra”, afirmou o presidente russo.
Os Estados Unidos apresentaram há 10 dias um projeto inicial de 28 pontos muito a favor de Moscovo, redigido sem a participação de Kiev e dos aliados europeus.
Este plano, que visa pôr fim ao conflito gerado pela ofensiva russa contra a Ucrânia em fevereiro de 2022, foi significativamente alterado após reuniões em Washington com representantes ucranianos e europeus.
A proposta foi novamente aprimorada no domingo, na Flórida, entre delegações lideradas pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e pelo negociador ucraniano Rustem Umerov.
Putin criticou os países europeus, mencionando especialmente a França, Alemanha e Reino Unido, por incluírem no plano exigências inaceitáveis para Moscovo, com o objetivo de “bloquear todo o processo de paz”.
“Apresentam demandas que são completamente inaceitáveis para a Rússia. Eles sabem disso e depois responsabilizam a Rússia por rejeitar esse processo de paz”, relatou.
“Esse é o verdadeiro objetivo deles. Vemos isso com clareza”, disse o líder russo, também citado pela agência de notícias EFE.
Ele também acusou os europeus de viverem “na ilusão” de que podem causar uma “derrota estratégica” à Rússia.
Putin ainda destacou que o exército russo capturou a cidade de Pokrovsk, na região de Donetsk (leste), considerada a maior vitória em mais de três anos de conflito, algo que Kiev refuta.
O líder russo prometeu também retaliar os ataques ucranianos direcionados a portos e embarcações da Rússia. “A abordagem mais radical é isolar a Ucrânia no mar, tornando a pirataria impossível”, acrescentou.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados