
O Papa Leão XIV conversou com Isaac Herzog durante as celebrações do Hanucá e do Natal, reafirmando seus apelos por paz e assistência humanitária.
Cidade do Vaticano, 17 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – Hoje, o Papa recebeu uma chamada do presidente de Israel, Isaac Herzog, em uma conversa que condenou o recente ataque terrorista em Sydney e reiterou os apelos por paz na Terra Santa.
Conforme informado pelo Vaticano nesta tarde, o diálogo ocorreu em virtude das festividades de Natal e da celebração judaica do Hanucá, também conhecida como a Festa das Luzes.
Diante do recente atentado à comunidade judaica em Sydney, Leão XIV enfatizou a “constante condenação da Igreja Católica a todas as formas de antissemitismo”.
O Papa expressou seu pesar pelo fato de que esses atos de ódio ainda provoquem “medo nas comunidades judaicas e na sociedade em geral” ao redor do mundo.
Na mesma semana, Leão XIV havia transmitido seus sentimentos de “solidariedade espiritual” às vítimas do ataque na Austrália, através de um telegrama no qual expressava estar “profundamente consternado” pela violência ocorrida em um espaço de oração.
Além de expressar sua solidariedade em relação ao antissemitismo, a conversa abordou também a delicada situação de conflito no Oriente Médio.
O Papa renovou sua solicitação a Isaac Herzog para que “se mantenham os esforços de paz em andamento na região”, ressaltando a necessidade de não abandonar as iniciativas diplomáticas.
Leão XIV enfatizou, de forma especial, a “urgência de intensificar e continuar os esforços em termos de assistência humanitária”, visando apoiar as populações impactadas pelas consequências do conflito entre Israel e o Hamas.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados