cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraFunchal aplica acima de 12 milhões de euros na modernização de tubulações de fornecimento de água: CMF possui além de 5 milhões para o esgoto básico

Funchal aplica acima de 12 milhões de euros na modernização de tubulações de fornecimento de água: CMF possui além de 5 milhões para o esgoto básico

A Câmara Municipal do Funchal destinará mais de 12 milhões de euros à reabilitação das tubulações de distribuição de água
<p>Funchal aplica acima de 12 milhões de euros na modernização de tubulações de fornecimento de água: CMF possui além de 5 milhões para o esgoto básico</p>

A Câmara Municipal do Funchal destinará mais de 12 milhões de euros à reabilitação das tubulações de distribuição de água potável nos próximos anos. A renovação e o restauro das redes de água são essenciais para a preservação da infraestrutura de distribuição, beneficiando não apenas os cidadãos do Funchal, mas também as empresas locais.

Os dois projetos de reabilitação elaborados têm como objetivo a recuperação de quase 40 km da rede de distribuição, abrangendo todas as freguesias do concelho.

A escolha das tubulações a serem recuperadas fundamentou-se na elaboração e análise de uma matriz de risco que considerou diversos fatores relacionados à probabilidade de rupturas em diferentes trechos da rede (incluindo a idade, o material, as pressões suportadas pelas tubulações e o histórico de reparações) e suas consequências (como o diâmetro das tubulações e a população atendida).

Esta metodologia permite otimizar o investimento na reabilitação das tubulações, direcionando os recursos financeiros para as áreas onde são mais necessários.

O primeiro projeto, orçado em cerca de 7,5 milhões de euros, contará com cofinanciamento do FEDER no valor de 5 milhões de euros, com as obras programadas para iniciar no começo de 2026. O segundo projeto também será submetido a cofinanciamento.

Essas iniciativas estão integradas em uma estratégia mais ampla de recuperação das perdas hídricas no Município, que inclui, entre outras medidas, a gestão adequada das pressões, a setorização da rede de distribuição, a instalação de sensores, a centralização das informações em um centro de controle, a detecção de vazamentos invisíveis, a capacitação dos recursos humanos, a reorganização operacional do serviço de águas e a modernização do parque de contadores, que contará com recursos de telemetria residencial e telecontagem para grandes consumidores.

Vale ressaltar que, durante a apresentação do Orçamento Municipal para 2026, o presidente da Câmara Municipal do Funchal destacou a gestão da água como um recurso essencial para o presente e o futuro, inserido na estratégia política da referida Câmara.

Jorge Carvalho também mencionou um investimento superior a cinco milhões de euros em saneamento básico.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.